AULA 12 GEST O DE TRANSPORTE TD3

1212 palavras 5 páginas
GESTÃO DE TRANSPORTES

PROFESSOR: FLÁVIO DIAS DE AMORIM
E-MAIL: f.diasamorim@gmail.com
O SETOR DE TRANSPORTES DE CARGA BRASILEIRO

CARGAS E CABOTAGEM

GESTÃO DE TRANSPORTES
O setor de transportes de carga brasileiro atravessa um período um tanto quanto paradoxal. Se, por um lado, em virtude dos processos de privatização, houve a revitalização parcial dos sistemas ferroviário e portuário, por outro, as carências inerentes à infraestrutura de transporte ainda são significativas, e aumentam proporcionalmente ao crescimento econômico, tornando-se um entrave à distribuição eficiente de produtos no mercado interno e à competitividade do país no mercado externo.

GESTÃO DE TRANSPORTES

Existem, nesse setor, boas possibilidades para aumento da produtividade e da qualidade dos serviços logísticos, investimentos e novas políticas socioeconômicas.
O planejamento de uma matriz de transportes mais eficiente e a mobilização pública e privada para a efetivação dessa diretriz, pode representar o rompimento de antigos paradigmas políticos e, a efetivação de um novo ciclo de desenvolvimento para a nação brasileira.

GESTÃO DE TRANSPORTES
Sendo a ferrovia e a cabotagem modos de transporte com menor custo do que a rodovia, mudanças na matriz brasileira fariam com que as mercadorias chegassem às prateleiras com custo menor, podendo atingir, assim, preços menores de venda.
Com preços menores, o poder aquisitivo da população, dado pela sua renda disponível, subiria sem qualquer aumento salarial, permitindo a compra de mais unidades. A consequência disso seria direta. Com mais consumo haveria mais compras pelos distribuidores, o que implicaria no aumento da produção.
Cabotagem é a navegação entre portos marítimos de um mesmo país, sem perder a costa de vista.
Cabotagem internacional designar a navegação costeira

TRANSPORTES

GESTÃO DE

O resultado seria observado na forma de maiores investimentos no aparelho produtivo e no aumento de emprego, gerando mais renda disponível na

Relacionados