AULA 1 A 15 CORRIGIDAS

7180 palavras 29 páginas
PROCESSO CIVIL II
CASO 01
Questão Discursiva
Breno promoveu ação de conhecimento em face de Cláudia, pelo procedimento ordinário. Na petição postula indenização por descumprimento de servidão, sob o fundamento de que o réu fechou a passagem existente em seu terreno, por onde o réu por longos anos utilizava para atingir a estrada principal, causando-lhe transtornos. Citado, o réu contesta no prazo de 10 dias e nega a existência da servidão de passagem. Posteriormente, no 15º dia do prazo contado da juntada do mandado de citação oferece reconvenção, com sabor de ação declaratória incidental, onde postula a declaração, por sentença, da inexistência de servidão.
Indaga-se:
a)

A reconvenção oferecida pelo réu, no prazo previsto no art. 297, do procedimento ordinário, é tempestiva e, por tal, deve o juiz recebê-la? Justifique.

R: Não, pois elas não foram oferecidas simultaneamente. Se oferece uma, ocorre a preclusão temporal.
Resposta do professor: Não é tempestiva, pois o artigo 299 estabelece que a contestação e a reconvenção devem ser oferecidas simultaneamente e, desta forma, se a contestação foi oferecida no décimo dia do prazo, de forma isolada, ocorre o fenômeno da preclusão lógica/temporal e, portanto, uma vez realizado o ato processual não poderá a parte renovar a pratica do referido ato, bem como se dará o encerramento do prazo.
b) Qual a natureza jurídica da reconvenção e quais são os seus pressupostos ou condições específicas para o seu legítimo exercício?
Justifique.
R: A natureza é de Ação – Através da reconvenção ele contesta. Requisitos: Legitimidade tanto do réu quanto do autor.
Resposta do professor: Ação autônoma e tem como pressupostos para o seu legítimo exercício a: Legitimidade de réu e de autor b: Que seja ofertada juntamente com a contestação no prazo de defesa.
C: Que a sua argumentação seja conexa com a ação principal ou com fundamento da defesa.
D: Que haja identidade de procedimentos. (se a ação é ordinária, a reconvenção deve ser no rito

Relacionados

  • Xxxx
    8235 palavras | 33 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas