Aula 1 Economia

Páginas: 24 (5882 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
UNISANTANNA

CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DISCIPLINA: ECONOMIA E POLÍTICA

Professor Roberto Vital Anau




AULA 1 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ECONOMIA


I- O OBJETO CENTRAL DA ECONOMIA: A ESCASSEZ

A razão essencial da existência da Teoria Econômica (ou Ciência Econômica) é a escassez. Este conceito refere-se à falta ou insuficiência de alguma coisa. Nocaso das sociedades humanas, observamos que há um conflito constante entre necessidades e recursos. As necessidades são ilimitadas, enquanto os recursos são escassos.

Ao falarmos das necessidades, estamos nos referindo aos principais elementos que garantem a sobrevivência material da espécie humana (todos e cada um de nós).

No que você pensa quando se fala de necessidades com esse significado?

Ébastante provável que a lista abaixo contenha muitos, ou quase todos, os itens da sua própria lista:

alimentos (sólidos e líquidos)  vestuário e calçados
moradia, mobília  utensílios domésticos e eletrodomésticos
água corrente e eletricidade  meios de transporte

Esta lista é muito limitada. Observe, por exemplo, que excluímos tudo o que representa lazer e recreação no lar (aparelhoseletrônicos, livros e revistas etc.). Observe, ainda, que os meios de transporte podem variar de uma simples bicicleta a uma moto, um automóvel ou ao transporte público (ônibus, trem, metrô). Atividades fora do lar nem foram arranhadas (cinema, bares e restaurantes, viagens etc.). E, se pensarmos que a vida em sociedade requer também que cada um possa contribuir para a melhora coletiva, através daparticipação enquanto cidadão livre e ativo, aí então o rol das necessidades aumenta bastante, não acha? (Só como exemplos: educação e saúde generalizadas, imprensa livre e variada, governos democráticos com eleições regulares, justiça organizada e eficiente ... paremos por aqui).

No entanto, a lista mais simples está fora do alcance de parcelas significativas da humanidade atual. Milhões de pessoas, noBrasil e no mundo, não tem acesso à lista como um todo; no máximo, conseguem obter dois ou três daqueles itens, em quantidades insuficientes.

Obviamente, há um número maior de seres humanos que conseguem, ao menos, usufruir dessa lista e muitos deles também se beneficiam dos itens citados abaixo da lista. O comentário do parágrafo acima apresentou sumariamente a exclusão social: esse termosignifica a exclusão do acesso aos bens materiais mais elementares e à própria participação nas decisões da sociedade. O registro desse fato comum é importante para assinalar duas importantes características da vida social: as desigualdades sociais e a atualidade da luta pela sobrevivência de todos e de cada um. Os “incluídos” – isto é, aqueles que tem pelo menos acesso à lista mínima e à participaçãona cidadania – são na imensa maioria pessoas sem qualquer segurança de que manterão esse acesso por toda a sua vida.

O QUE A ECONOMIA TEM A VER COM ISSO? TUDO!

Veja, a escassez já apareceu no trecho acima. Os próprios itens da nossa lista, considerados necessários a um mínimo de qualidade de vida humana, não estão acessíveis a todos. Entre os que conseguem esse acesso, a maioria o faz à custa demuita luta, por todos os dias e anos de suas vidas. Mas o principal aspecto da escassez ainda não foi mencionado: a escassez de recursos.

O que são recursos?

A palavra recursos não se refere apenas a “dinheiro”. Olhe novamente aquela lista de itens básicos e pense: o que é preciso para que cada um deles esteja disponível para o nosso consumo? Aparecerá uma outra lista de elementos necessáriospara torná-los disponíveis: terra, ou área (espaço); materiais que se transformarão naqueles itens (sementes, matérias-primas e componentes); ferramentas, máquinas, instalações para possibilitar o processamento desses materiais; mão-de-obra humana, tanto direta (com a “mão na massa”), como indireta (técnicos, administradores, pessoal de apoio administrativo). Essa lista acabará tornando-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTRODU O A ECONOMIA AULA 1
  • INSPER
  • Economia EAD Aula 1
  • aula 1 de economia
  • ECONOMIA E MERCADO AULA 1
  • Economia Internacional Aula 1
  • AULA 1 ORIGEM DA ECONOMIA
  • Aula 1 Introdu O Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!