Aula 1 CE1 grandesas el tricas

3527 palavras 15 páginas
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
TRIÂNGULO MINEIRO
CAMPUS ITUIUTABA

Circuitos Elétricos I
Prof.: Talles Dantas
29/JULHO/2015

• A palavra Eletricidade provém do latim electricus, que significa literalmente “produzido pelo âmbar por fricção”. • O filósofo, astrónomo e matemático grego Tales de
Mileto (634 a.C. - 548 a.C.), ao esfregar um pedaço de âmbar numa pele de carneiro, observa que este atrai pedaços de palha, testemunhando uma manifestação de eletricidade estática.

CE1-TEC1 Prof. Talles

História da eletricidade

2

• Em 1600, William Gilbert dedica-se ao estudo destes fenómenos e verifica que outros corpos possuem a mesma propriedade do âmbar. Designa-os com o nome latino “electrica”.Mais tarde publica a obra que o irá imortalizar – “De Magnete”
• A partir do século XVII, começam estudos para uma melhor percepção do fenómeno da eletricidade, nomeadamente a electrificação por atrito demonstrada por uma máquina inventada por Otto von Guericke em 1672.

CE1-TEC1 Prof. Talles

História da eletricidade

3

• Os marcos na história da descoberta e controlo da eletricidade começam por volta de 1729 com a descoberta por Stephen Gray da condução da eletricidade, distinguindo entre condutores e isolantes eléctricos, bem como da indução eletrostática.

• Em 1750, Benjamin Franklin descobre que os relâmpagos são o mesmo que descargas eléctricas e propõe a ideia de para-raios que afastariam os raios das habitações, tornando estas mais seguras e menos sujeitas a fogos.

CE1-TEC1 Prof. Talles

História da eletricidade

4

História da eletricidade

• Alessandro Volta prova que a eletricidade pode ser produzida utilizando metais com diferentes polaridades separados por uma solução salina. Volta utilizou discos de cobre e zinco separados por feltro embebido em ácido sulfúrico para produzir este efeito.

CE1-TEC1 Prof. Talles

• Em 1788, James Watt constrói a primeira máquina a vapor, importante invento

Relacionados