AULA 04 23032015corrigido HOMEM E SOCIEDADE

5471 palavras 22 páginas
Como a “lógica das trocas” está presente nas culturas humanas?
No trabalho trocamos tarefas realizadas por salário, e temos oportunidade de realizar certos aspectos psíquicos como empenho, desafios e reconhecimento.
No mundo do lazer trocamos experiências que podem ser práticas ou de sociabilidade para recebermos o tempo livre como forma de descanso e complemento das relações sociais. Já no complexo mundo da família, considerada a célula fundamental da sociedade, tudo que há na vida coletiva se realiza de forma intrincada: investimos uns nos outros - tempo, recursos materiais, educação, carinho e dedicação para garantirmos laços indissolúveis que nos realizam como indivíduos.
O que há de intrincado na família é que esses investimentos mútuos normalmente são desiguais, pois a noção de valor tende a ser mais afetiva.
Os princípios humanos que nos fazem estabelecer trocas e relações de reciprocidade permitem a cada indivíduo estabelecer um maior equilíbrio entre as condutas individualistas e as altruístas. Se agíssemos o tempo todo apenas pensando de forma individualista, não realizaríamos uma grande parte de nossas necessidades materiais e emocionais. Sem organização não há sociedade, e sem trocas não há humanidade. 3 - O SENSO COMUM E A CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA EXPLICAM A CULTURA.
A cultura determina hábitos e rotinas, conceitos e formas de encararmos o mundo. Cada povo desenvolve um conjunto diferente de formas de pensar o mundo e de agir, e o resultado é que para uma mesma situação temos tantas soluções e julgamentos de acordo com quantas culturas existirem.
E a cultura não muda apenas de um lado do mundo para o outro, Oriente e Ocidente. Ela muda de uma região para outra dentro de um mesmo país, e muda, até mesmo, de uma cidade para outra na mesma região.
De um lugar para outro, quando muda a cultura, muda também a forma como o ser humano interfere na natureza para utilizar seus recursos, mas mudam também os conceitos por meio dos quais pensamos sobre o mundo

Relacionados