Auitoria e Pericia

5279 palavras 22 páginas
8

INTRODUÇÃO

A auditoria é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo, a ausência de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, frequentes erros e desperdícios.
A necessidade das empresas investirem em desenvolvimento tecnológico, aprimorar seus controles, reduzir custos, tornando mais competitivo os seus produtos, faz com que necessitem de um grande volume de recursos.
A problemática vem com a expansão das organizações no mercado e o desconhecimento de seus administradores da necessidade do auxílio da auditoria para obtenção de informações corretas da situação patrimonial e financeira da empresa. 9

OBJETIVOS

GERAL
Destacar a historia da auditoria, demonstrando para as organizações e seus gestores sua importância e o tamanho benefício que a mesma obtém com auxílio da auditoria. ESPECÍFICOS
 Apresentar a importância da auditoria interna e externa para as empresas
 Destacar o Administrador na função de auditor

10

JUSTIFICATIVA

O tema foi escolhido por se tratar de um assunto pouco abordado no âmbito das empresas, sendo que a auditoria é a melhor ferramenta para avaliar a eficácia, a eficiência e a economicidade dos sistemas de planejamento e gestão das entidades, assim como propor medidas que eliminem suas disfunções.

11

CAPÍTULO I

1. AUDITORIA
Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.
1.1 Histórico e Fundamentação
Há muito se fala que a auditoria numa empresa é dispensável por ser uma atividade meio e não uma atividade fim e, por conta disso, deixa de agregar valor.
Se partirmos do princípio de que todos os valores não gastos numa empresa podem ser vistos e

Relacionados