auhhua

1979 palavras 8 páginas
1. O que é pesquisa operacional? Pesquise na internet e busque outras definições além da que foi apresentada a você.
R: Pesquisa operacional é um ramo da matemática que visa auxiliar no processo de tomada de decisões através de ferramentas e indicadores quantitativos. Faz-se o uso de modelos matemáticos, estatísticos, além de algoritmos para auxiliar nesse processo. Além disso ela é constituída de disciplinas isoladas tais como : programação linear, teoria dos jogos, simulação, teoria das filas, etc.
Sendo assim, de maneira geral todas as disciplinas que constituem a PO se apoiam em quatro ciências fundamentais : Economia, Matemática, Estatística e Informática e como áreas de aplicação temos: fábricas, hospitais, fazendas, estradas, etc.
2. Pesquise na internet o que é cada uma das técnicas de pesquisa operacional. Descreva cada uma delas.
R: Algoritmo genético: é uma técnica de busca utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas em problemas de otimização e busca. São implementados como uma simulação de computador em que uma população de representações abstratas de solução é selecionada em busca de soluções melhores. A evolução se inicia a partir de soluções criadas aleatoriamente e é realizada por meio de gerações. A cada geração, a adaptação de cada solução na população é avaliada, alguns indivíduos são selecionados para a próxima geração, e recombinados ou mutados para formar uma nova população. A nova população então é utilizada como entrada para uma próxima iteração do algoritmo.
Esses algoritmos diferem dos tradicionais em quatro aspectos:
Baseiam-se em uma codificação de soluções possíveis e não a otimização em si.
Os resultados são apresentados como uma população de soluções e não como uma única solução.
Não necessitam de nenhum conhecimento derivado do problema, apenas de uma avaliação do resultado.
Usam transições probabilísticas e não regras determinísticas.
Como exemplos podemos citar :

Relacionados

  • Auhhua
    3342 palavras | 14 páginas
  • Mama eu
    426 palavras | 2 páginas