auh9sauidh9sahdAHD

5821 palavras 24 páginas
FEEDBACK EM PROCESSOS EDUCATIVOS E ORGANIZACIONAIS

Resumo
Abordar o feedback, sob os pontos de vista educativo e organizacional, é uma tarefa árdua, mas, ao mesmo tempo, muito gratificante, pois, percebe-se, assim, a importância e o enorme grau de abrangência desta ferramenta. Nos processos educativos, sua principal função é corrigir erros, pois seu efeito é maior quando se segue a respostas erradas. Nos processos organizacionais, é utilizado como uma ferramenta de gestão de pessoas, pois as organizações o utilizam, procurando o desenvolvimento de seus colaboradores, com os gestores avaliando o profissional, para dar-lhe retorno positivo ou negativo sobre seu desempenho. E em relação à controladoria, destaca-se que o controle é um sistema de feedback que permite que os desempenhos sejam comparados com os objetivos planejados, ou seja, o controle é essencial para a realização do planejamento.
Palavras-chave: Feedback, Educação, Organização, Controladoria.
Introdução
Feedback significa realimentação, regeneração e é compreendido como um importante instrumento para a aprendizagem independentemente da área a qual esteja sendo aplicado; contudo, existem diferenças substanciais no modo como é usado em cada uma das áreas de aplicação e no lugar que ocupa para cada uma delas. Genericamente, apresenta importância central no processo de aprendizagem, ao maximizar os resultados e motivar o sujeito que aprende.
O feedback é um dever de quem o emite e um direito de quem o recebe, pois deve oportunizar uma conversa franca, acerca do desempenho do profissional em relação a sua equipe, do mestre em relação aos discípulos.
Muitas pessoas ainda têm medo de receber feedback, porém, quando ele é bem feito para quem recebe, beneficia tanto o emissor, quanto o receptor; e a equipe toda passa a ter um profissional mais centrado e consciente de suas capacitações e limitações e de uma idéia mais precisa de como melhorar e aperfeiçoar cada uma delas.
Como a

Relacionados