Augusto Dos Anjos

Páginas: 2 (279 palavras) Publicado: 3 de março de 2015
Nascimento: No final do século XIX, quando profundas mudanças político-sociais estavam em andamento no Brasil, nasceu o poeta Augusto Carvalho Rodrigues dos Anjos, no dia 20 deabril de 1884, no Engenho Pau d’Arco, Vila do Espírito Santo, no estado da Paraíba.
Filiação: Era o sexto filho do proprietário de engenho e bacharel Alexandre Rodrigues dosAnjos, e da senhora Córdula Carvalho Rodrigues dos Anjos, conhecida como Dona Mocinha, descendente de senhores rurais, antigos latifundiários.
Obras
Poesias:
Eu
Outras PoesiasPoemas Esquecidos
Outros Poemas Esquecidos
Poemas:
A Árvore Da Serra
Canto Íntimo
Duas Estrofes
Meditando
O Morcego
Versos Íntimos
Entre Outros...
Poema maisimportante
Versos Íntimos
Este poema de Augusto de Anjos foi considerado um dos cem melhores brasileiros do século XX.
Na segunda estrofe, o eu-lírico supõe que o leitor seacostumou a “lama te espera!”. O verso surpreende o leitor de forma irônica e provocativa, fazendo lembrar o Realismo psicológico de Machado de Assis. O vocabulário escandaliza o leitoracostumado com a poesia parnasiana, incluindo expressões que, do seu ponto de vista, pode ser consideradas “não poéticas”. No poema, o homem, a vida social, a amizade, asolidariedade, afeto (beijo, mão que afaga) transformam-se em ingratidão, terra miserável, fera, desafeto (escarro, mão que apedreja). Na estrofe final, numa leitura mais profunda,podemos pensar que o eu-lírico estar nos advertindo, precavendo-nos contra aquilo que parece nos ordenar e aconselhar a fazer. 
O conteúdo do poema tem tudo a ver com o título“Versos Íntimos”. Este poema faz parte da obra Eu, único livro publicado pelo poeta Augusto dos Anjos. Sendo que esta obra é uma das mais lidas e relidas de nossa literatura.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Augusto dos Anjos
  • augusto dos anjos
  • Augusto dos anjos
  • aUGUSTO DOS ANJOS
  • Eu de Augusto dos Anjos
  • Augusto dos Anjos
  • Augusto Dos Anjos
  • Augusto dos anjos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!