Augusto dos Anjos

Páginas: 3 (549 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
Idealismo
Falas de amor, e eu ouço tudo e calo!  O amor da Humanidade é uma mentira.  É. E é por isso que na minha lira  De amoresfúteis poucas vezes falo. O amor! Quando virei por fim a amá-lo?! Quando, se o amor que a Humanidade inspira É o amor do sibarita e da hetaira,  De Messalina ede Sardanapalo?!  Pois é mister que, para o amor sagrado, O mundo fique imaterializado — Alavanca desviada do seu fulcro — E haja só amizade verdadeiraDuma caveira para outra caveira, Do meu sepulcro para o teu sepulcro?!
No poema, acima Augusto dos Anjos condensa a "visão de mundo simbolista" à originalidade de uma linguagem nadausual em poesia, cuja junção sublinha quatro forças constitutivas: a contemplação paradoxal da morte, a angústia proveniente da vontade, o gosto pela putrefação da carne e o elogio da arte tal comoum encaminhamento espiritual elevado. Na confluência desses elementos, a ironia transita estabelecendo contornos sarcásticos de sua visão pessimista de mundo. É de deveras importância ressaltar que,quando o poeta ataca o amor, ele se opõe à inautenticidade material da carne e à escravidão humana, diante da cachoeira de promessas em que se afunda a oratória amorosa da humanidade, a qual, muitasvezes, atua como serviçal das ideologias do poder.
*Fontehttps://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110225045857AAmBuL1
http://www.e-biografias.net/augusto_anjos/

*Biografia
Augusto dos Anjos foi poeta brasileiro. Sua obra é extremamente original alem de serconsiderado um dos poetas mais críticos de sua época. Foi identificado como o mais importante poeta do pré-modernismo, embora revele em sua poesia raízes do simbolismo, retratando o gosto pela morte, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • augusto dos anjos
  • Augusto dos anjos
  • Augusto Dos Anjos
  • aUGUSTO DOS ANJOS
  • Eu de Augusto dos Anjos
  • Augusto dos Anjos
  • Augusto Dos Anjos
  • Augusto dos anjos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!