Augusto Comte - O Positivismo

Páginas: 3 (574 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
AUGUSTO COMTE

- Positivismo;

- Lei dos três estados;

- A classificação das ciências;

- A sociologia;

- A moral;

- A religião da Humanidade.

Positivismo:

Palavra quepossui um sentido muito amplo, podendo designar seja uma teoria que exclua toda e qualquer negação, toda e qualquer contradição e afirme apenas o positivo, o idêntico, seja uma doutrina que considere comoobjeto do conhecimento positivo somente os dados dos sentidos (como o antigo ceticismo e algumas tendências da Ilustração). E o termo positivo significando o real, por oposição ao quimérico, o útilem oposição ao ocioso, a certeza em oposição à indecisão, o preciso em oposição ao vago. O termo significa, ainda, o contrário de negativo e indica a tendência de substituir sempre o absoluto pelorelativo. Finalmente, traduz a proposta de organização moral e intelectual da sociedade.

Em seu sentido mais estrito, a palavra designa a doutrina e a escola fundada por Augusto Comte(pensadordual), no século XIX. O positivismo de acordo com Comte, não é uma corrente filosófica entre outras, mas a que acompanha, promove e estrutura o último estágio que a humanidade teria atingido, fundado econdicionado pela ciência. Seu positivismo compreende não só uma teoria da ciência, mas também, e simultaneamente, uma determinada concepção da história e uma proposta de reforma da sociedade e dareligião.

As ideias positivistas sobrevivem ainda hoje: a recusa e o desprezo pela metafísica; a valorização extremada do fato, da experiência e da prova; a confiança sem reservas na ciência; oesforço por uma forma “científica” ao estudo dos fenômenos sociais; a proposta de uma sociedade “científica”, planejada e organizada, prevista e controlada em todos os seus níveis.

As ideias de Comteencontraram no Brasil solo fértil para seu desenvolvimento. Suas primeiras manifestações datam de 1850, em teses de doutoramento da Escola de Medicina e da Escola Militar, mas só a partir de 1870 a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • augusto comte e o positivismos
  • Augusto comte e o positivismo
  • Augusto comte-positivismo
  • O positivismo de augusto comte
  • Positivismo
  • o positivismo de augusto comte
  • Positivismo e augusto comte
  • Augusto Comte e o Positivismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!