Augusto Comte e o Positivismo

Páginas: 2 (295 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2014
Resumo sobre Augusto Comte e o Positivismo

Em meados do século passado, surgiu o que se pode chamar de “Reação Positivista”, a que deu início o próprio criador da doutrina positivistaAugusto Comte. Ele lutava para que, em todos os ramos de estudos se obedecesse á preocupação da máxima objetividade. Defendia o ponto de vista de somente serem válidas as análises dassociedades, quando feitas com o verdadeiro espírito cientifico, com objetividade e etc. Pode-se discernir, nos estudo de Comte, três princípios básicos: Prioridade do todo pela parte; O progressodos conhecimentos é característico da sociedade humana; O homem é o mesmo por toda parte e em todos os tempos.
Desses princípios básicos, Comte concluiu ser natural que a sociedade, em todaa parte, evolua da mesma maneira e no mesmo sentido, resultando que a humanidade em geral caminhe para um mesmo tipo de sociedade mais avançada.
Dessas ideias surgiu “A Lei dos TrêsEstados”, que são eles:
Fictício: A explicação dos fatos decorre das vontades análogas á nossa.
Metafísico: O homem projeta espontaneamente sua própria psicologia da natureza.
Estado Positivo:Contenta-se em descrever fatos, não procurando muitas explicações. Baseia-se nas leis positivas da natureza que nos permite prever o próximo fenômeno e eventualmente agindo sobre o primeiro,transformar o segundo.


Positivismo

Corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX, e os principais idealizadores foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill.O Positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico, é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas, somente pode-se afirmar que uma teoria é correta,se for comprovada através de métodos científicos válidos. Eles não consideram conhecimentos ligados á crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientifícamente.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • augusto comte e o positivismos
  • Augusto comte e o positivismo
  • Augusto comte-positivismo
  • O positivismo de augusto comte
  • Positivismo
  • o positivismo de augusto comte
  • Positivismo e augusto comte
  • Augusto Comte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!