Augusto Comte e sua contribuição para Psicologia

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
AUGUSTO COMTE
Comte, cujo nome completo era Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, nasceu em 19 de janeiro de 1798, em Montpellier, e faleceu em cinco de setembro de 1857, em Paris. Filósofo e auto-proclamado líder religioso, deu à ciência da Sociologia seu nome e estabeleceu a nova disciplina em uma forma sistemática.No período de 1817, foi secretário do Conde Henri de Saint Simon,expoente do socialismo utópico. 
      Mas em 1824 rompeu com Saint-Simon ao discordar das idéias deste sobre as relações entre a ciência e a reorganização da sociedade. 
Depois de se afastar de Saint Simon, a principal preocupação de Comte tornou-se a elaboração de sua filosofia positiva, ele definia o positivismo em uma doutrina filosófica, sociológica e política. 
      Comte se recuperou edurante os anos 1830-1842, quando escreveu sua obra prima, Cours de philosophie positive, período de concentração intensa de onde saiu o alicerce fundamental da obra comtiana, que de um lado, procede a uma classificação das ciências, por ordem de complexidade, de outro, formula a Lei dos Três estados ( Teológico, Metafísico e Positivo ), que caracterizam períodos da história humana. Comte foiincomodado não somente por dificuldades financeiras e as frustradas tentativas de emprego acadêmico, mas também sofreu críticas do mundo científico por parte de importantes figuras que o ridicularizavam pela sua pretensão de submeter ao seu sistema todas as ciências. A mágoa agravou seu estado psicológico. Por razões “de higiene cerebral”, foi quando ele decidiu-se em 1838, a não ler mais uma linha dequalquer trabalho científico, limitando-se à leitura de ficção e poesia. Em seus últimos anos o único livro que haveria de ler repetidamente seria “Imitação de Cristo”. Sua vida matrimonial, que sempre fora tempestuosa, também se desfez. Comte teve várias separações de Caroline, que não suportava os seus fracassos e terminou por deixá-lo definitivamente em 1842. Contudo apesar de todas estasadversidades, Comte começou lentamente a adquirir admiradores como o pensador inglês John Stuart Mill, que foi citado em seu System of Logic 1843, como um dos principais pensadores europeus. 
     Em 1844 conheceu Clotilde de Vaux, por quem se apaixonou, ela era uma mulher de trinta anos abandonada pelo marido, um funcionário público do baixo escalão, que havia fugido do país depois de se apropriar defundos do governo. Porém, um desdobramento inusitado, Clotilde estava impedida pela lei de casar-se, pois seu marido era um foragido. 
     Auguste Comte então acabará de concluir seu monumental Cours de philosophie positive, e se preparava para escrever o que pretendia que seria sua principal obra, o Système de politique positive, da qual ele considerava o Cours de philosophie como apenas umaintrodução. 
 Em 1846, Clotilde adoece com tuberculose e vem a falecer.

Principais Ideias
Dentre as principais ideias de Augusto Comte destacam-se:

Positivismo – A investigação do real através da observação. Comte acreditava que tanto a natureza como a sociedade eram regidas por leis imutáveis. O positivismo tem como prioridade entender como os fenômenos ocorrem e não as causas do fenômeno.Comte acreditava que o estudo da sociedade deveria ser encarado como uma ciência tradicional  como a Física, Astronomia, dando origem ao termo “ Física Social “

A instituição da Moral como ciência -  estudo da constituição psicológica dos indivíduos e suas interações sociais.

O principio do “Espírito de Conjunto” -  O sistema determina o comportamento de suas partes. Como o ambiente influenciao comportamento dos indivíduos, como a sociedade participa da construção de valores e princípios morais.

A Designação do termo Sociologia, para o estudo da ciência social, do comportamento da sociedade e das relações entre os indivíduos.

Lei dos 3 Estados  -  Descreve as etapas pelas quais o espírito humano teve que atravessar em sua busca pelo conhecimento absoluto.Os 3 estados são: O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • influencias filosóficas na psicologia de René Descarte e Augusto Comte
  • Augusto Comte
  • Augusto Comte
  • augusto comte
  • Augusto Comte
  • Augusto comte
  • Augusto comte
  • Augusto comte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!