Auguste Comte: A Fundação do Positivismo

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2013

Augusto Comte:
A Fundação do Positivismo





































“O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”
Augusto Comte

1. INTRODUÇÃO
A visão científica positivista dos fatos, não permite o uso de entidades não observáveis nas deduções científicas. Essa visão de mundo refletiu no planofilosófico e, embora criticada no plano teórico, teve muita influência no plano prático.
O positivismo Comtiano não pretende ser somente uma filosofia, mas mostrar a necessidade de uma reforma social fundamentando-se na descrição e análise objetiva dos fatos ou fenômenos.
 
2. AUGUSTO COMTE
Filósofo e sociólogo francês (19/01/1798-05/09/1857), é considerado o fundador do positivismo. Nasceu emMontpellier, filho de um fiscal de impostos. Aos dezesseis anos, ingressou na Escola Politécnica, recebendo influência do pensamento científico de Carnot, Lagrange e Laplace. Em 1816, a Escola Politécnica foi temporariamente fechada, devido a questões políticas. No ano seguinte, Comte tornou-se secretário do filósofo Sain-Simon, de cujo pensamento social e político recebeu profunda influência. Em1824, discordâncias teóricas provocaram a separação desses dois pensadores. Neste mesmo ano casou-se com Caroline Massin e passou a ministrar aulas particulares de matemática.
Dois anos depois, Comte iniciou em sua própria casa um curso, onde pretendia abordar as ideias centrais de sua filosofia. Contudo, uma crise mental seguida de profunda depressão, sofrida pelo filósofo, impediu-o de levaradiante seu projeto. Em 1832, Comte retornou à Escola Politécnica, na função de repetidor de análise matemática e de mecânica. Apesar de várias tentativas, jamais conseguiu ucupar uma cátedra nesta escola. Em 1842, Comte separou-se de sua esposa. Dois anos depois, perdeu seu cargo, passando a depender de amigos e admiradores. Em 1844, conheceu Clotilde de Vaux, por quem se apaixonou. Esta relaçãoinfluenciou seu pensamento a ponto de criar uma nova religião, a religião da humanidade.
Algumas de suas principais obras são: plano de trabalhos científicos necessários à reorganização da sociedade; curso de filosofia positiva; sistema de política positiva; catecismo positivista.

3. POSITIVISMO – CONCEITO
Corrente de pensamento formulada na França por Augusto Comte. O termo identifica afilosofia que busca seus fundamentos na ciência e na organização técnica e industrial da sociedade moderna. O método científico é o único válido para se chegar ao conhecimento. Reflexões ou juízos que não podem ser comprovados pelo método científico, como os postulados da metafísica, não levam ao conhecimento e não tem valor.
3.1. CARACTERÍSTICAS GERAIS:
O objetivo do método positivo de investigação é apesquisa das leis gerais que regem os fenômenos naturais. Assim, o positivismo diferencia-se do empirismo puro porque não reduz o conhecimento científico somente aos fatos observados. É na elaboração de leis gerais que reside o grande ideal das ciências. Com base nessas leis, o homem torna-se capaz de prever os fenômenos naturais, podendo agir sobre a realidade. Ver para prever é o lema daciência positiva. O conhecimento científico torna-se, desse modo, um instrumento de transformação da realidade, de domínio do homem sobre a natureza. As transformações impulsionadas pelas ciências visam o progresso ; este, porém, deve estar subordinado à ordem. Temos, então, um novo lema positivista aplicado à sociedade:ordem e progresso.
Na obra Discurso sobre o espírito positivo, Comte aponta ascaracterísticas fundamentais que distinguem o positivismo das demais filosofias:
3.1.1. Realidade – pesquisa de fatos concretos, acessíveis à nossa inteligência, deixando de lado a preocupação com mistérios impenetráveis, referentes às causas primeiras e últimas dos seres.;
3.1.2. Utilidade – busca de conhecimentos destinados ao aperfeiçoamento individual e coletivo do homem, desprezando as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Positivismo de Auguste comte
  • O positivismo de auguste comte
  • O positivismo de Auguste Comte
  • Positivismo
  • Auguste comte e o positivismo.
  • Positivismo de Auguste Comte
  • Positivismo de auguste comte
  • Auguste comte e o positivismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!