aughdu

1494 palavras 6 páginas
Resumo— Através do transito de veículos em uma estrada, buscou-se gerar uma fonte de pressão pneumática. Para esta fonte foi pensado em uma base metálica móvel que quando instalada na estrada, os carro passarão por cima da mesma, e através do movimento de gangorra, que será transmitido a dois pistões logo abaixo da plataforma, será gerada a força em questão. Esta pressão é armazenada em um acumulador pneumático e posteriormente utilizada para mover um atuador.
Para o teste da mecânica utilizada no projeto desenvolvemos um protótipo em escala reduzida. Este protótipo teve como objetivo simular a sintonia mecânica entre o movimento da placa em relação a atuação dos pistões geradores.


Palavras-Chaves— Pressão Pneumática, Base Metálica, Pistão.

1. Introdução
Sistemas pneumáticos vêm sendo utilizadas para revolucionar o mundo em que vivemos há muito tempo. Desde a Grécia antiga com o grego Ktésibios que á mais de 2000 anos, construiu uma catapulta a ar comprimido. Passando pela revolução industrial com sistemas mais complexos usados nas fábricas para uma maior produção. Até os tempos modernos com a mais fina tecnologia em sistemas automatizados que se alastram e se difundem em todos os setores da sociedade e da indústria.
Mas o que diferencia os sistemas pneumáticos antigos e os novos, que estão sendo desenvolvidos, não é somente automatizar, mas sim o meio qual essa automatização é feita. Hoje pensamos em automatizar de maneira limpa e eficaz, e relativamente fácil automatizar sistemas, mas não é simplesmente tornar automático, a questão é quanto isso irá custar, o que isso influenciará na vida das pessoas? Isso trará danos ao meio ambiente?
2. Desenvolvimento
Para a construção do esqueleto do projeto foi necessário tubos de perfil quadrado e talas nas mesmas dimensões. Toda a estrutura foi desenvolvida, contudo, os atuadores que consomem a pressão são peças separadas da estrutura principal.
Após dimensionado o tamanho do protótipo, foram feitas

Relacionados