auditoria
Planejamento de Auditoria
Significado e Função
Controles internos
Os controles internos são procedimentos, métodos ou rotinas, criados com o objetivo de salvaguardar os ativos, garantir confiabilidade às informações gerenciais e contábeis, prevenir a ocorrência de erros e irregularidades e garantir a observância das políticas administrativas, visando atingir os objetivos e metas da organização.
Sistema de informações
A auditoria de sistemas de informação visa verificar a conformidade não dos aspectos contábeis da organização, mas sim do próprio ambiente informatizado, garantindo a integridade dos dados manipulados pelo computador.
Procedimentos de conhecimento das atividades do cliente
Conforme estabelecido na NBC T 11, item 11.2.1.2, o planejamento pressupõe adequado nível de conhecimento das atividades, os fatores econômicos, legislação aplicável, as práticas operacionais da entidade e o nível geral de competência de sua administração.
Relevância
O auditor independente deve considerar a relevância e seu relacionamento com os riscos identificados durante o processo de auditoria. A relevância depende da representatividade quantitativa ou qualitativa do item ou da distorção em relação às demonstrações contábeis como um todo ou informação sob análise.
Materialidade
Demonstrações financeiras suficientemente confiáveis são aquelas livres de erros materiais. A expressão “erro material” se refere tanto às distorções, quanto às omissões nas demonstrações financeiras. É importante para determinar a extensão do trabalho de auditoria a ser feito e saber como avaliar a importância de constatações. Usuários diferentes podem ter exigências de confiabilidade diferentes, a materialidade é geralmente estabelecida em termos de um usuário razoável.
Risco de auditoria
Entende-se por “risco geral de auditoria” aquele risco de se concluir e opinar de que as contas anuais tomadas em conjunto refletem a imagem fiel da companhia quando na realidade não é assim,