Auditoria Tributaria

Páginas: 13 (3148 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
UNINORTE – UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 7º PERÍODO




REINALDO ROCHA DE OLIVEIRA JR’
MICHAEL JUNIOR B DA SILVA
JOÃO HENRIQUE DE A OLIVEIRA
RICARDO LIMA MOURA
EDERSON BEZERRA SOBRINHO



TRABALHO DE AUDITORIA TRIBUTÁRIA











Rio Branco, Acre.
2014
UNINORTE – UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 7º PERÍODOREINALDO ROCHA DE OLIVEIRA JR’
MICHAEL JUNIOR B DA SILVA
JOÃO HENRIQUE DE A OLIVEIRA
RICARDO LIMA MOURA
EDERSON BEZERRA SOBRINHO



TRABALHO DE AUDITORIA TRIBUTÁRIA




Trabalho apresentado como recurso avaliativo da disciplina de Auditoria, ministrado pela Prof.ª Rosemary Felix, do curso Ciências Contábeis 7º período.




Rio Branco, Acre.
2014
AUDITORIA TRIBUTÁRIA OUFISCAL


1 CONCEITOS DE AUDITORIA

A palavra auditoria tem sua origem do latim audire, que significa ouvir. Segundo Aurélio Buarque de Holanda, auditoria significa “exame analítico e pericial que segue o desenvolvimento das operações contábeis, desde o início até o balanço; auditagem”.
Auditoria Interna consiste num mecanismo de controle, na medida em que revisa e avalia a eficiência e adequaçãodos outros controles existentes e auxilia a alta administração na tomada de decisões.
Auditoria Fiscal abrange o exame da legalidade dos fatos patrimoniais em face das obrigações tributárias, trabalhistas e sociais.


















2 INTRODUÇÃO

A legislação brasileira sofre mudanças constantes, desta forma os cálculos dos tributos podem ser feitos de maneira que nãoatendam ao critério vigente naquele momento. Assim, surgi à necessidade da importância da realização de auditoria nas empresas, para que esse trabalho seja realizado de forma preventiva, auxiliando-as a não participarem do quadro de sonegação de tributos do Brasil. Segundo Lemos (2004, p. 18),
Podemos observar que diante do sistema tributário, o contador passou a ser visto como parte exclusiva aoatendimento das obrigações fiscais, onde é visto único e exclusivamente como o profissional encarregado de calcular impostos a recolher, esquecendo-se de sua função de gerenciamento dessas obrigações, como também sua influência no resultado da empresa.

Nesse cenário podemos observar a contextualização de Franco e Mara (2007, p. 26) sobre Auditoria, que a define como uma técnica que examinadocumentos, livros e registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, que obedece as formas apropriadas de procedimento, objetivando verificar se as demonstrações contábeis representam a situação nelas demonstrada.
Assim, será observada a influência da Auditoria e a função do auditor com seus papéis de trabalho nas empresas, como também o quadro de sonegação detributos no Brasil, pois, a metodologia utilizada nesse trabalho foi uma revisão bibliográfica embasada nos temas sobre Auditoria Tributária e a utilização da pesquisa “Estudo sobre sonegação fiscal das empresas brasileiras” do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT realizada em 05 de março de 2009 no que se refere aos anos de 2006, 2007 e 2008.
Desta forma, será notada que a AuditoriaTributária compreende a análise da eficiência e eficácia dos procedimentos adotados para a apuração, controle e pagamentos dos tributos que incidem nas atividades operacionais das empresas e na avaliação do planejamento tributário, não deixando de fora dessa análise a sonegação e sua influência na arrecadação de tributos.







3 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

Segundo Fabretti (2010, p. 8)o objetivo da contabilidade tributária “é apurar com exatidão o resultado econômico do exercício social, demonstrando-o de forma clara e sintética, para em seguida atender as exigências das legislações dos tributos”.
Assim, para que o “objetivo seja atingido é necessário estudar, registrar e controlar os atos e fatos administrativos que produzem mutações patrimoniais, e o resultado positivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AUDITORIA TRIBUTARIA
  • Auditoria tributária
  • Auditoria interna tributaria
  • auditoria fiscal e tributaria
  • Auditoria jurídico-tributária para o exercício da ética fiscal
  • Tributária
  • Tributária
  • Tributária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!