Auditoria trabalhista no auxílio as empresas

Páginas: 20 (4773 palavras) Publicado: 28 de maio de 2012
1

AUDITORIA TRABALHISTA NO AUXÍLIO ÀS EMPRESAS
Aluna: Rayssa Duarte Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) d.rayssa@hotmail.com Orientador: Antonio José Lekecinskas Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) alekecinskas@uol.com.br

2

RESUMO
Palavras-chave: Auditoria. Auditoria Trabalhista. Procedimentos de Auditoria Trabalhista.

INTRODUÇÃO
As empresas devem seguir as leistrabalhistas e nesse ponto entra a Auditoria Trabalhista para garantir a qualidade dos procedimentos e controles internos da empresa de forma a evitar qualquer transtorno e gasto desnecessário com reclamações trabalhistas e multas aplicáveis pelo pelos órgãos do governo. Inicialmente alguns empresários ficam receosos quando tem sua empresa auditada, pois acreditam que seus sistemas de controle sãoperfeitos e infalíveis de forma a não dar margem para qualquer erro ou fraude, mas no decorrer da auditoria percebem que por mais elaborado que sejam seus sistemas de controle interno podem haver erros propositais, ou não, que só serão percebidos com análise minuciosa de um auditor. Normalmente são executadas as fraudes para beneficiar os resultados que esta ação causa nos relatórios e demonstraçõescontábeis das empresas. O objetivo deste artigo é descrever e exemplificar de forma sintetizada como a auditoria trabalhista serve de meio para que as empresas evitem transtornos internos e judiciais. Este trabalho demonstra a forma pela qual auditoria trabalhista auxilia as empresas evitando reclamações trabalhistas e proporcionando maior confiabilidade nas informações do seu controle interno derecursos humanos. Também exemplifica de forma sucinta as atividades do auditor trabalhista, o qual se preocupa não tão somente com a qualidade dos controles internos, mas também verifica se as leis trabalhistas são seguidas corretamente. O estudo que aqui se apresenta baseia-se em pesquisas bibliográfica, feita de forma descritiva e explicativa onde os fatos são observados, analisados, classificados eregistrados, elaborada principalmente a partir de livros, artigos científicos e com material disponibilizado na internet, além da legislação vigente. A seguir são apresentados alguns conceitos básicos para entendimento deste trabalho e do que se trata a auditoria, posteriormente são apresentadas sucintamente as atividades de um auditor do trabalhista e a demonstrando como ele auxilia as empresasem seu controle interno, por fim são descritas as considerações finais da pesquisa e suas referências.

3

2 AUDITORIA

A auditoria se trata de uma revisão total de relatórios, contas, lançamentos e tudo o que for necessário para que o auditor verifique se os procedimentos estão sendo seguidos de acordo com as normas e legislação vigente geralmente é definida pelos autores no sentido geralda auditoria: o contábil, pois esse é a que o público tem mais visão, pelas as sociedades anônimas de capital aberto as quais tem grande atenção dos stakeholders, que são os usuários das informações contábeis como, por exemplo: acionistas, bancos, administradores, gerentes, fornecedores, clientes, etc. BRONDANI (2005, p.240) demonstra alguns principais stakeholders e seus interesses nasdemonstrações contábeis:
- governo: vê na contabilidade uma forma de controlar e determinar bases de cálculo para arrecadação. Com objetivo de gerar receita pública; - investidores: primeiramente atrai através do bom desempenho econômicosocial da empresa, capital de terceiros, o que é de grande vantagem para a empresa, pois as despesas financeiras, oriundas de financiamento, representam um custo alto para aempresa. - instituições financeiras: a concessão de empréstimos está condicionada a análise ao desempenho da empresa em relação ao meio ambiente.

Para SÁ (2009, p.25) a auditoria é definida como:
Uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, críticas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AUDITORIA NO DEPARTAMENTO DE PESSOAL DE UMA EMPRESA PARA EVITAR PROCESSOS TRABALHISTAS
  • AUDITORIA TRABALHISTA
  • AUDITORIA TRABALHISTA
  • A auditoria trabalhista como elemento essencial na prevenção de erros e fraudes nas empresas privadas
  • A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS. PARA PREVENÇÃO DOS PASSIVOS TRABALHISTAS NO SETOR DE RH DAS EMPRESAS
  • Auditoria empresa
  • Auditoria para Empresas
  • AUXÍLIO DOENÇA E IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!