Auditoria Interna

Páginas: 14 (3264 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CAMPUS LINHA VERDE
BACHARELADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS










TEMA: A CONTABILIDADE NO SÉCULO XXI










Alunos:
ARAÚJO, Gislaine
CASSIMIRO, Priscila
COSTA, Lorrane
LOPES, Breno
SALATIEL, Artur
SILVA, Matheus

ARAÚJO, Gislaine
CASSIMIRO, Priscila
COSTA, Lorrane
LOPES, Breno
SALATIEL, Artur
SILVA, Matheus






BELOHORIZONTE, 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CAMPUS LINHA VERDE
BACHARELADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1º PERÍODO






TEMA: A CONTABILIDADE NO SÉCULO XXI






Orientadora: DIAS, Emanuelly

1 – Introdução
O século XXI é o século da globalização. Tudo é extremamente rápido, computadorizado e simplificado. Empresários e pessoas optam por trocar reuniões presenciais por videoconferências, ligaçõespor SMS, compram, realizam movimentações bancárias e pagam contas sem sair de casa. É nesse cenário automático que a Contabilidade está inserida e em busca de adaptação. A Contabilidade, bem como os profissionais contábeis, precisa utilizar recursos – como a informática – para crescer e manter-se firme. Precisa ser dinâmica, rápida, clara e objetiva. Necessita transmitir diretamente a mensagemfinal buscando sempre atender os diversos perfis de usuários que surgem.
Sendo assim, este trabalho visa mostrar quais as principais particularidades do auditor independente. O produto final é uma cartilha-informativa que tem a função de auxiliar o estudante dos primeiros módulos do curso de Ciências Contábeis a conhecer uma das áreas de atuação de sua futura profissão. Sem a pretensão de sercompleta, contém informações sobre a especialidade contábil de Auditoria Independente. A cartilha vai apresentar o cenário atual da contabilidade, identificar o perfil do contador do século XXI, demonstrar as diversas áreas de atuação do contador e especificar uma das áreas de atuação do profissional, no caso, a Auditoria Independente.
Atualmente, é necessário um profissional que seja capaz de dizercomo está a saúde financeira da empresa, quais rumos tomar e quais os riscos que a empresa corre em determinadas situações. É, por isso, que o profissional contábil está ganhando espaço e respeito no mercado. Além das funções citadas, esse profissional apresenta um perfil de gestor de informações, ou seja, possui conhecimento amplo nas normas de contabilidade. Ele também deve expressar-se deforma clara e objetiva, possuir domínio de informática e linguagem (nacional e estrangeira). Conhecimentos de estatística, economia, direito empresarial e tributário e matemática também são exigidos. Além disso, o contador precisa valer-se de relações humanas, pois a contabilidade é uma ferramenta utilizada tanto por funcionários que estão internos e próximos, quanto por sócios que muitas vezes nãosabem o porquê de um número apresentado no balanço patrimonial ou nem conhece exatamente do que se trata o ramo empresarial. Técnicas de administração são igualmente necessárias. Ética, inovação, criação e adaptação – pois mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo – são outras características básicas para o currículo de um contador de sucesso no século XXI.
A área de atuação doprofissional contábil é bastante diversificada, podemos citar: perícia contábil, auditoria, controladoria, consultoria, ensino, entre outras áreas.
Este trabalho consistiu em discorrer sobre a contabilidade no século XXI, o perfil do contador atual, as áreas de atuação do contador e sobre a auditoria independente, ramo contábil que o grupo concluiu ser adequado para ser estudado. Por meio depesquisas bibliográficas, consultas a normativos legais e fontes confiáveis o grupo obteve bases para dissertar sobre o tema. Por fim, a realização de uma entrevista com um auditor complementou o trabalho e auxiliou na elaboração e estruturação da pesquisa.
Segundo Gil (1996) pode-se definir método de pesquisa como procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AUDITORIA INTERNA
  • Auditoria interna
  • auditoria interna
  • Auditoria interna
  • Auditoria interna
  • Auditoria Interna
  • auditoria interna
  • Auditoria interna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!