AUDITORIA GOVERNAMENTAL – PROFESSOR LARRATÉA

2287 palavras 10 páginas
TRABALHO VALENDO 30% DA NOTA DA 1ª PROVA
DEVERÁ SER ENTREGUE NO DIA DA PROVA
PEDE-SE:
Interpretar cada pecado capital em parágrafos separados questionando onde o gestor público errou ou fraudou e sugerir em cada parágrafo a solução do problema.
Serão 10 parágrafos, um para cada pecado capital do gestor público
Neste trabalho o aluno deverá emitir uma OPINIÃO sobre o assunto.
Este trabalho deverá ser entregue digitado, manuscrito não.
OS DEZ PECADOS CAPITAIS DO GESTOR PÚBLICO
(Pesquisa feita com a ajuda da fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e da Mídia no Brasil)
“QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA”
1º Pecado – O gestor público não programa as suas ações de forma planejada, mas sim as concebe no dia-a-dia, conforme a urgência de cada situação.
Qualquer ação requer planejamento, sob pena de não se alcançar a meta pretendida. No setor público isto é imprescindível, pois as demandas da sociedade em geral são maiores do que a capacidade de atendimento do estado. A Lei de Responsabilidade Fiscal trata esta questão de forma especial, obrigando o gestor público a adotar mecanismos que garantam efetivamente o exercício do planejamento. O planejamento se dá através dos instrumentos legais: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ocorre que por si só não garantem com que a ação pública seja efetivamente realizada de forma planejada. O que ocorre no dia-a-dia de um gestor público, principalmente na esfera municipal, é que a sua ação não é balizada ou apoiada no que está contido nesses instrumentos, ou então que a sua ação somente seja iniciada após a verificação de que a mesma faça parte da sua programação contida nesses instrumentos. O gestor público normalmente vai fazendo acontecer as coisas de acordo com o que está contido na sua cabeça ou dependendo da emergência da situação, e depois a sua área técnica de contabilidade é que dêem o jeito para enquadrar essas ações

Relacionados