auditoria em softawre

4015 palavras 17 páginas
Auditoria da Qualidade de Software
Alberto Rodrigues Costa Júnior1, Carlos Eduardo Martins Barbosa1, Cristiano Cerqueira da Veiga Pessoa Filho1, Israel Batista Freitas da Silva1
1Centro de Informática (CIn) – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
– Recife – PE – Brazil arcj@cin.ufpe.br, cemb@cin.ufpe.br, ccvpf@cin.ufpe.br, ibfs@cin.ufpe.br

Abstract: One of the great challenges in software development is found in its production process. The definition of patterns and standards is fundamental to improve the product quality and cost reductions. In the same way, it is necessary that these patterns are followed and respected. This article aims to explore and study the process of Software Quality Auditing, describing its basics concepts and the operation of the auditing process, as well as the role of auditors in this activity.

Resumo: Um dos grandes desafios no desenvolvimento de software encontra-se no seu processo de produção. A definição de padrões e normas é fundamental para a melhoria da qualidade do produto e redução de custos. Da mesma forma, é necessário que esses padrões sejam seguidos e respeitados. Esse artigo pretende explorar e estudar o processo de Auditoria da Qualidade de Software, descrevendo seus conceitos principais e o funcionamento do processo de auditoria, assim como o papel dos auditores nessa atividade.

1. Introdução

Na sua forma mais simples, o processo de desenvolvimento de software consiste em um conjunto de atividades e tarefas que possuem a finalidade de produzir um produto de software. Com intuito de assegurar a qualidade e a segurança desse produto, assim como aumentar a produtividade e diminuir os custos do projeto, é necessária a criação de atividades coordenadas que possam guiar o processo com relação à sua qualidade.
Outro fator observado é a necessidade de verificação da conformidade dos padrões adotados na prática com os descritos em seu modelo. Com fins de executar tal verificação, auditorias de qualidade

Relacionados

  • trabalho sobre commom
    1585 palavras | 7 páginas
  • A viabilidade da implantação do portal eletronico no modulo de compras tasy
    11559 palavras | 47 páginas