Auditoria de sistemas de informações contábeis e

Páginas: 22 (5495 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
1. INTRODUÇÃO
Com expansão do fenômeno conhecido como globalização foi constatado que o diferencial para o sucesso ou fracasso das empresas se encontra na boa administração da informação também foi verificado que as organizações para produzir e prestar serviços (em qualquer área de atuação) com qualidade e preços competitivos deveriam está em total harmonia com as informações do mercadoglobal, conhecer as necessidades dos clientes em potencial, monitorar os concorrentes, rever constantemente seus processos, atualizar-se em termos de tecnologia e, manter o seus colaboradores empregáveis e sobretudo trabalhando em constante proximidade do seu planejamento estratégico.
A grande dinâmica dos ambientes de negócio cria a necessidade de estar continuamente em processo deatualização das informações, exigindo que sejam confiáveis e estejam sempre disponíveis para todos. Os SI (Sistemas de Informações) assumem, por isso, cada vez mais um papel estratégico nas organizações. As previsões advindas com a Era da Informação levaram muitas organizações a aderirem a uma corrida em busca de SI que suportassem estrategicamente suas funções de negócio, ou seja, que melhor utilizassemseus recursos e tecnologias de informação de forma estratégica para produzir melhor, ampliar seu mercado e distribuir produtos e serviços de maneira criativa eficiente. No entanto, essa rápida, é às vezes mal planejada e sua estrutura de adesão aos modelos de sistemas e tecnologias vigentes trouxe o aumento dos custos com a manutenção dos sistemas e a sua consequente baixa eficiência. Associada aessa má estruturação está à crescente preocupação com o ambiente de TI (tecnologia de informação) além de ameaças internas e externas às corporações quanto à segurança da informação.
Por parte das empresas que utilizam os sistemas da TI para estar sempre em buscar da melhoria dos processos e na prevenção de problemas para garantia da transparência exigida pelo mercado. Já o gerenciamento dadefinição dos processos de segurança da informação a Auditoria de SI vem ocupando um espaço significativo dentre os serviços prestados pelas empresas de Contabilidade e Finanças.
Fica assim a questão: Até que ponto a Auditoria de Sistema de Informação pode contribuir para aumentar a eficiência das informações geradas pelo Sistema de Informação Contábil?
Para atender as necessidades dosgestores financeiros se faz necessário evidenciar a mutabilidade da tecnologia, que resulta como necessária para a importância da informação como ferramenta de valor muito representativo na tomada das decisões, nas perspectivas de competitividade das empresas e motivando-os a desenvolver melhores opções para serem escolhidas durante a sua vida gerencial dentro da organização. Por efeito de taiscircunstâncias é que se pretende evidenciar o papel de destaque que a auditoria de SI passa a exercer nas informações do SI Contábil, possibilitando a extração, organização, análise e circulação de informações a todos os níveis hierárquico da empresa.
Por sua vez os gestores têm uma grande dependência do recurso chamado de informação, o qual representa a matéria-prima no processo de tomada dedecisão. Dessa maneira é conclusivo o fato de que a qualidade da informação apresentada a estes profissionais irá determinar a qualidade da decisão a ser tomada, onde esse atributo está diretamente relacionado com a confiança do usuário no sistema que a gerou.
Buscando, portanto, através deste estudo demonstrar que a auditoria de sistema de informação configurada de forma a atendereficientemente as necessidades informativas dos usuários de SI Contábil, figura como uma ferramenta que incorpora conceitos, políticas, estratégicas e procedimentos dos quais motivam e estimulam os gestores e outros usuários a tomarem decisões corretas, seguras e oportunas, tornando possível o estabelecimento do melhor curso de ação, acompanhando a implementação da estratégia empresarial a ser seguida,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SIC
  • Sistemas de Informações Contabeis
  • Sistemas de Informações Contábeis – SIC
  • Sistema de informações contábeis
  • sistema de informações contábeis
  • sistema de informações contábeis
  • Sistemas de informações contábeis
  • Glossário de Sistemas de Informações Contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!