Auditoria Cont Bil E Pericia Trabalhista DAIANE

Páginas: 13 (3106 palavras) Publicado: 4 de abril de 2015
 Auditoria Contábil e Pericia Trabalhista

1. O instituto dos Auditores internos do Brasil (AUDIBRA) editou normas de caráter universal, fundamentando-se em praticas de outros países e de segmentos de auditoria em atividade no Brasil. Portanto descreva as atividades que estão relacionadas a:
INDEPENDENCIA NO ÂMBITO DO TRABALHO DO AUDITOR INTERNO
A independência emauditoria interna significa o exercício das funções de auditoria de forma livre e objetiva.
Permite aos auditores internos exercerem julgamento imparcial sobre os fatos auditados.
O auditor no exercício da atividade de auditoria deve manter uma atitude de independência que assegure a imparcialidade de seu julgamento, nas fases de planejamento, execução e emissão de seu parecer, bem assim nos demaisaspectos relacionados com sua atividade profissional

Soberania

Durante o desenvolvimento do seu trabalho, o auditor deverá possuir o domínio do julgamento profissional, pautando-se, exclusiva e livremente a seu critério, no planejamento dos seus exames, na seleção e aplicação de procedimentos técnicos e testes de auditoria, na definição de suas conclusões e na elaboração de seus relatórios epareceres.

Imparcialidade

Durante seu trabalho, o auditor está obrigado a abster-se de intervir nos casos onde há conflito de interesses que possam influenciar a absoluta imparcialidade do seu julgamento.

Objetividade

Na execução de suas atividades, o auditor se apoiará emfatos e evidências que permitam o convencimento razoável da realidade ou a veracidade dos fatos, documentos ou situações examinadas, permitindo a emissão de opinião em bases consistentes.
A objetividade como elemento da independência caracteriza-se por uma atitude mentalindependente, a ser mantida pelos auditores durante a realização de seu trabalho. Em quaisquer situações em que haja tendenciosidade ou falta de independência, ou que se pressinta a possibilidade de virem a existir essas falhas, os auditores internos devem reportar-se ao dirigente do órgão de auditoria, a quem caberá avaliar a conveniência de realocar ou não os recursos humanos designados para o trabalho.Independentemente de haver ou não comprometimento, todavia, recomendável que haja o rodízio periódico na designação dos auditores. Da mesma forma, quaisquer pessoas eventualmente transferidas – ainda que temporariamente – para a auditoria interna não podem ser responsabilizadas pelo exame deatividades anteriormente por elas executadas, salvo se decorrido período razoável de afastamento, com vistas a manter a objetividade necessária ao exercício da auditoria.

COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
A auditoria interna deve ser executada com zelo e competência profissional. Estas características constituem-se em responsabilidades tanto do órgão de auditoria interna quanto do auditor interno.
Nãodevem ser designadas para a execução dos trabalhos de auditoria pessoas inaptas – empírica e tecnicamente – para a atividade, desprovidas do necessário aporte de conhecimento para desincumbir-se das tarefas com eficiência.


Quanto ao auditor interno

São normas de auditoria relativas à competência profissional do auditor interno:

conhecimento técnico e capacidade profissional - o auditor noexercício das atividades de auditoria deve possuir um conjunto de conhecimentos técnicos, experiência e capacidade para as tarefas que executa; conhecimentos contábeis, econômicos e financeiros, e de outras disciplinas para o adequado cumprimento do objetivo da auditoria. Deverá, ainda, ter habilidade no trato com as pessoas e comunicar-se de maneira eficaz.

• conhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PERICIA CONT BIL 2
  • Artigo Pericia Cont Bil
  • SIMULA O AUDITORIA CONT BIL
  • Curso De Auditoria Cont Bil
  • AUDITORIA CONT BIL
  • AUDITORIA CONT BIL
  • 1 auditoria cont bil 1
  • Atividade Estruturada Auditoria Cont bil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!