Auditoria Contábil

Páginas: 6 (1440 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2015
Sumário

1 INTRODUÇÃO 4
2 HISTORICO DA AUDITORIA 5
2.1 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA AUDITORIA 5
2.1.1 AUDITORIA INTERNA 5
2.1.2 AUDITORIA INDEPENDENTE OU EXTERNA 5
2.2 PAPEIS DE TRABALHO NA AUDITORIA 6
2.2.1 FINALIDADES 6
2.2 DEFINIÇÃO 6
3 MODELOS DE PAPEIS DE TRABALHO 8


















1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é tratada atualmente como uma ciência dinâmica porestar em constantes aperfeiçoamento e adaptações a mudança da humanidade, juntamente com tecnologias que revoluciona a cada dia, envolvendo conhecimento o humano.
A auditoria surgiu da necessidade de se garantir a veracidade das informações derivas dos registros contábeis, em decorrência da evolução da contabilidade. Os procedimentos de contabilidade e de auditoria no Brasil foram desenvolvidos deforma espetacular a partir do século XX.
Para Ribeiro (2011) a auditoria interna é auxiliar a organização a alcançar os seus objetivos, e que ela pode ser realizada tanto por auditores internos, empregados da própria empresa, como por auditores independentes contratados para esse fim.
O auditor tem por finalidade desenvolver papeis de trabalho a fins de servir como base e sustentáculo da opiniãodo auditor, constituindo como meios de prova do trabalho efetuado na organização. Papéis de trabalho este é um conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas, preenchidos de forma manual ou meio eletrônico, atendendo e constituindo o trabalho efetuado e sua opinião. Documentos que se destinam a ajudar no planejamento e execução da auditoria, bem como facilitar.
A extensão dospapéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata; entretanto, qualquer matéria que, por ser relevante, possa influir sobre o seu parecer, deve gerar papéis de trabalho que apresentem as indagações e conclusões do auditor.
Segundo William (2009) os papeis de trabalho devem ser delineados e organizados deforma que os detalhes não fujam à atenção de quem estiver usando, como também deve ser codificado e arquivado.







2 HISTORIA DA AUDITORIA
2.1 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA AUDITORIA

A auditoria surgiu da necessidade de se garantir a veracidade das informações derivas dos registros contábeis, em decorrência da evolução da contabilidade.
Com o desenvolvimento das atividades econômicas,especialmente as de comércio as funções do contador e do auditor foram sendo reconhecidas nos países onde essas atividades eram praticadas pela necessidade de controle de patrimônio e das operações realizadas fora do alcance dos proprietários, mas foi a partir do século XIII, em que algumas associações profissionais de auditoria já realizavam suas tarefas nos principais países da Europa. (Ribeiro,2011).
No Brasil o autor relata que os procedimentos de contabilidade e de auditoria foram desenvolvidos de forma espetacular a partir do século XX em virtude da instalação no País de universidades de organizações multinacionais derivadas de diversos Países.
2.1.1 AUDITORIA INTERNA

A auditoria interna tem a responsabilidade de desenvolver suas tarefas em todas as empresas ligadas, controladas,coligadas, subsidiárias em caráter permanente, em todos os locais aplicáveis, analisando as políticas, procedimentos, usos e costumes, documentação, sistemas e métodos para buscar a eficiência o aprimoramento e a padronização dos controles aplicáveis as operações e atividades permanentes às empresas.
Para Ribeiro (2011) a auditoria interna é auxiliar a organização a alcançar os seus objetivos,e que ela pode ser realizada tanto por auditores internos, empregados da própria empresa, como por auditores independentes contratados para esse fim.
2.1.2 AUDITORIA INDEPENDENTE OU EXTERNA

Segundo Ribeiro (2011) a auditoria independente ou externa como é mais conhecida é uma técnica contábil que consiste na verificação da exatidão e fidedignidade dos dados contidos nas demonstrações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditoria Contábil
  • Auditoria contabil
  • auditoria contabil
  • auditoria contabil
  • auditoria contábil
  • AUDITORIA CONTÁBIL
  • Auditoria Contábil
  • Auditoria contabil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!