Auditoria Contábil

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
AUDITORIA CONTÁBIL II - EXERCÍCIO


01 – O que é Programa de Auditoria e para que serve?

É uma definição ordenada de objetivos, determinação de escopo e roteiro de procedimentos detalhados, destinado a orientar a equipe de auditoria. Configura-se na essência operacional do trabalho de auditagem específica a uma área e deve estabelecer os procedimentos para a identificação, análise,avaliação e registro da informação durante a execução do trabalho. É dividido basicamente em três partes, listagem dos procedimentos de auditoria; espaço para o auditor assinar ou rubricar, a fim de evidenciar que o serviço foi feito e quem o fez; espaço para comentários, observações, referências, etc.


2 – Quais são os tipos de Programa de Auditoria?

Programa Pré-Fabricado e Programa na Medida.3 – Fazer um exemplo de Programa de Auditoria de uma área de empresa (a sua escolha) com no mínimo 10 itens.

Programa de Auditoria - Setor de Contabilidade:
Executar os lançamentos contábeis;
Administrar o arquivo de documentos da Contabilidade;
Administrar o Plano de Contas;
Realizar a análise contábil;
Conciliar todas as contas contábeis associadas às contas correntes bancárias daempresa;
Atender às Auditorias interna e independente nos exames, simulações e pareceres, nas suas ações sobre a escrituração contábil e sobre o balancete de verificação;
Preparar as Informações Trimestrais (ITR) e Demonstrações Contábeis (DFP), em conformidade com as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), todas auditadas pelos auditores independentes;
Apurar o resultado contábil esua distribuição;
Elaborar e prestar informações contábeis para divulgação;
Assessorar a preparação e definição de indicadores de desempenho do resultado da empresa;
Acompanhar as alterações legais nos processos de apuração, controle e recolhimento tributário, bem como as decisões e discussões referentes à execução tributária e procedimentos contábeis correlatos;
Efetuar o recebimentofísico-fiscal de documentos de cobrança, analisando aspectos físicos e tributários e encaminhando-os ao Departamento Financeiro e Administrativo.
Realizar projeções de Resultado, Fluxo de Caixa Plurianual e Fluxo de Caixa Anual;
Coordenar os processos de elaboração, revisão e acompanhamento do orçamento interno da empresa, seguindo as prioridades estabelecidas pela Administração;
Acompanhar aexecução mensal do Programa de Dispêndios Globais – PDG.


4 – Quais são os tipos de Relatórios dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Contábeis? Explique em que condições cada um é aplicado.

O parecer sem ressalva é emitido quando o auditor está convencido sobre todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no âmbito de auditoria. O parecer do auditor independente deveexpressar essa convicção de forma clara e objetiva. 
O parecer com ressalva é emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordância ou restrição na extensão de um trabalho não é de tal magnitude que requeira parecer adverso ou abstenção de opinião. 
O parecer adverso deve emitir quando se verifica que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas, impossibilitando aemissão do parecer com ressalva. 
O parecer com abstenção de opinião é emitido quando houver limitação significativa na extensão de seus exames que impossibilitem o auditor de expressar opinião sobre as demonstrações contábeis por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la.


5 – Quais são os grupos que normalmente são submetidos à contagem física?

Dinheiro em caixa (contagem decaixa); Estoques (contagem de estoques); Títulos (Contagem de investimentos: ações, títulos de aplicações financeiras etc); Bem do ativo imobilizado (contagem de bens do ativo imobilizado); Cautela de ações de capital (Contagem de cautela de ações de capital).


6 – Quem embora não figure no Balanço Patrimonial também pode ser objeto de inventário físico?

Funcionários, que podem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditoria Contábil
  • Auditoria contabil
  • Auditoria Contábil
  • auditoria contabil
  • auditoria contabil
  • auditoria contábil
  • AUDITORIA CONTÁBIL
  • Auditoria contabil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!