Auditoria contábil

Páginas: 7 (1605 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
1. AUDITORIA CONTÁBIL
1.1. Conceito e Objetivo
Segundo Crepaldi (2004, p.23) pode-se definir “auditoria como o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade”.
Auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre suaadequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e pertinente a legislação especifica.
Os objetivos e atribuições dos auditores, diferem-se de acordo com o profissional que se aplica, seja este interno ou independente.
Enquanto o auditor interno apresenta-se como um profissional com vínculos empregatícios, como também econômicos a entidade contratante de seus serviços, tem porisso um elevado grau de dependência e uma maior amplitude de suas atividades ao ser comparado com o profissional independente onde o principal objetivo é opinar sobre as demonstrações financeiras, tendo em mãos uma grande responsabilidade.
A responsabilidade deste trabalho de total independência atinge inclusive a possibilidade de o auditor responder com seus bens pessoais, caso seja acionado porcausar prejuízos a terceiros em razão de não-correspondência dos números certificados da sociedade auditada com a realidade. (CREPALDI, 2004, p.27)

1.2. A profissão do auditor
Auditor é o profissional que, possuindo competência legal como Contador e conhecimentos em áreas correlatas aliadas aos conhecimentos de normas e procedimentos de auditoria, procurará obter elementos de satisfação queo levem a fundamentar e a emitir sua opinião sobre o objeto de estudo. Para o exame de demonstrações contábeis de empresas de capital aberto, é necessário também o registro do profissional na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Auditor é o profissional que examina cuidadosamente com o objetivo de averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com asdisposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se estas foram implementadas com eficácia e se estão adequadas à consecução dos objetivos.
Entretanto, sendo diversas as modalidades na aplicação da auditoria, diversas são as classificações para esse profissional, tais como:
a) Auditor Independente – profissional independente e autônomo.
b) Auditor Interno – empregado de alto nível dentrode uma empresa;
c) Auditor Fiscal – servidor do Poder Público.
DIFERENÇAS ENTRE O AUDITOR INTERNO E AUDITOR INDEPENDENTE
Auditor Interno Auditor Independente
É empregado da empresa Não tem vínculo empregatício
Menor grau de independência Maior grau de independência
Executa auditoria contábil e operacional Executa apenas auditoria contábil
Principal objetivo: verificar se as normasinternas vêm sendo seguidas Principal objetivo: Emitir o parecer
Executa maior volume de testes Executa menor volume de testes
Remuneração: Salário Remuneração: Honorários
Responsabilidade trabalhista Responsabilidade civil e criminal
Reporte: Diretoria Reporte: Geralmente aos acionistas ou diretores

O auditor pode ser externo ou interno. Atualmente, o auditor interno tem a função de fiscalizaros processos da organização, analisando os procedimentos para determinar quais são mais produtivos e adequados às áreas. Já o auditor externo tem como tarefa principal analisar e validar as contas e saldos de balanço. Além disso, distribui-se em várias ramificações: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoriajurídica, auditoria contábil, etc.
A função de Auditor deve ser exercida em caráter de entendimento de que o trabalho executado tenha e mereça toda a credibilidade possível, não sendo permissível que paire qualquer sombra de dúvida quanto à integridade, honestidade e aos padrões morais desse profissional.
Assim sendo, a profissão de auditoria exige a obediência a princípios éticos profissionais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditoria Contábil
  • Auditoria contabil
  • Auditoria Contábil
  • auditoria contabil
  • auditoria contabil
  • auditoria contábil
  • AUDITORIA CONTÁBIL
  • Auditoria Contábil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!