Audiologia e presbiacusia

Páginas: 11 (2584 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2015











PRESBIACUSIA



























Introdução


A comunicação é uma necessidade vital do ser humano, é através dela que se torna possível compartilhar idéias e pensamentos. A comunicação é feita na através da linguagem, sendo a linguagem falada a mais utilizada do mundo e, para tanto, em outros aspectos, é necessário a preservação daaudição; nessa perspectiva, perdas ou deficiências auditivas representam uma importante limitação refletindo negativamente na comunicação e interação social, pois elimina ou reduz a capacidade da pessoa se comunicar de maneira efetiva .(SOUSA; M, 2009, p.241)
Com relação a essa perda auditiva, temos uma que se dá por conta do envelhecimento, chamada presbiacusia. Ela resulta em efeitosnegativos não só do ponto de vista social e emocional, como também na qualidade de vida do idoso. É um dos distúrbios da comunicação mais incapa­citantes, impedindo-lhe de desempenhar o seu pleno papel na sociedade, porque não só provoca uma privação sensorial, mas acarreta uma redução na inteligibilidade de fala, comprometendo sua comunicação verbal, interferindo no recebimento das informações, naformação e expressão das suas idéias. Por todos esses fatores negativos pode ocorrer o isolamento, reduzindo a socialização, podendo levar até a depressão. (SOUSA; M. 2009, p.241).
Como o grande número de idosos vem crescendo cada vez mais, deve-se ter uma preocupação em relação a essas perdas, interferindo o mais precoce possível, para amenizar os efeitos da mesma e evitar que o idoso chegue a seisolar do meio social.








Desenvolvimento

O déficit auditivo é descrito como a incapacidade parcial ou total de audição, pode estar relacionado com o nascimento, com doenças adquiridas, traumas acústicos, uso de drogas ototóxicas ou com o decorrer da idade (senescência). (GUERRA, 2010, p.664)
É neste último que vamos focar este trabalho; O envelhecimento é algo natural eirreversível e, com o passar dos anos, os indivíduos sofrem mudanças, tanto nos aspectos biológico, como social e psicológico. Este processo consiste na deterioração lenta e progressiva das funções orgânicas, que pode ou não ser imprescindível à manutenção da vida. (SOUSA; M. 2009, p.241).
No século XXI, o maior desafio será o de cuidar de uma população de mais de 32 milhões de idosos que, em sua maioria,apresenta nível sócio-econômico e educacional desfavorável. Desta forma, faz-se necessária a adoção de medidas prioritárias de saúde e bem-estar desta população crescente por meio de ações concentradas de promoção de saúde. Nos Estados Unidos, a presbiacusia é considerada como um verdadeiro problema de saúde pública, já que aproximadamente 30% dos americanos com mais de 65 anos admitem ter perdaauditiva, o que corresponde a nove milhões de pessoas. (SOUSA; M. 2009, p. 242).
Entre as perdas que ocorrem no processo de envelhecimento, que afetam seriamente a qualidade de vida e que necessitam de reabilitação por meio de próteses e terapia, está a presbiacusia. À perda auditiva decorrente do envelhecimento, soma-se a fatores ambientais, aos quais os sujeitos estão expostos, que podem acentuaro grau desta perda.
Esta perda auditiva é neurossensorial, bilateral, com curva descendente, queda maior nas frequências agudas. No estágio inicial encontramos somente nas frequências agudas, com o passar dos anos a audição nestas frequências vai piorando e as demais são acometidas também. Na imitanciometria encontra muitas vezes timpanograma normal, com curva tipo “A”, e reflexos estapédicos, com presença de recrutamento de Meltz. FROTA; S. (1998).
Para Hungria (1991) existem 4 tipos histopatológicos de presbiacusia:
1-Presbiacusia Sensorial, 2- Presbiacusia Neural, 3- Presbiacusia de “estria”, 4- Presbiacusia coclear “condutiva”.
A presbiacusia sensorial, ela se caracteriza-se por atrofia, de evolução lenta, das células ciliadas e de sustentação do órgão de Corti, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Presbiacusia
  • Audiologia em berçario
  • epidemiologia e audiologia
  • Manual De Audiologia
  • Biossegurança em Audiologia
  • TRABALHO DE AUDIOLOGIA
  • Audiologia Resum O
  • Especialização em audiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!