audio

Páginas: 2 (449 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
O Esquadro e Compasso Maçônico
(encontrada com ou sem a letra GLema"Igualdade, Liberdade, Fraternidade"Membros6 milhões (aproximadamente)

Maçonaria, forma reduzida e usual defrancomaçonaria,[1] éuma sociedade discretae por essa característica, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam.[2] [3] [4] De caráter universal, cujos membroscultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia,igualdade, fraternidade[5] [6] e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.

Amaçonaria é, portanto, uma sociedadefraternal,[7] que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça,religião,[7] ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que ocandidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição,[7]aniquilando seusvícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.

Os maçons estruturam-se e reúnem-se emcélulas autônomas, designadas por oficinas,ateliers ou (como são mais conhecidas edesignadas) lojas.

Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 (58%) nos Estados Unidos, 1,2 -(22%) - no Reino Unido e 1,0 (20%) no resto do mundo.No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7 %) e 4 700 Lojas.[carece de fontes]

HistóriaMaçonaria e religiãoEditar

A Maçonaria Universal, regular ou tradicional, é conduzida pela viasagrada, independentemente do seu credo religioso, trabalha na sua Loja sob a invocação doGrande Arquitecto do Universo, sobre o livrosagrado, o esquadro e o compasso. A tolerada presença de mais do queum livro sagrado no altar de juramento, reflete exatamente o espírito tolerante da maçonaria universal e regular.

Grande Arquiteto do Universo, etimologicamente se refere ao principal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Audio
  • Audio
  • Audio
  • audio
  • audio
  • Audio
  • Audio
  • Audio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!