audio

Páginas: 9 (2014 palavras) Publicado: 31 de março de 2014

Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas
Curso Profissional Técnico de Som





Trabalho de Recuperação


TC - Módulo 3, “Escuta Crítica”
Áudio - Módulo 10, “Processadores II”



Miguel Correia nº21 3ºSom





Armando Ramos




Fevereiro de 2013




TC Módulo 3 - Escuta Crítica

Steely Dan - Home at last

Em relação a este tema penso que se trata deuma gravação de alta qualidade, com a sonoridade muito característica das gravações dos anos 70. O baixo toma o papel principal no groove da música, conduzindo-a, e sendo assim complementado pelos vários instrumentos. A bateria é bastante sólida, seca, tirando os pratos que com um bocadinho de reverb se integram no plano geral sonoro e a sua imagem sonora é predominante, ocupando o panorama musical.Os vários instrumentos de sopro estão centralizados, assim como a guitarra principal. Os restantes elementos detalhados ocupam o resto do palco sonoro sem o encherem, dando-nos a sensação de ser uma gravação dinâmica, bastante desafogada e limpa mesmo que o tratamento reverberante seja bastante presente. É sem dúvida um estilo musical que aprecio muito e um trabalho sonoro muito agradável porambas as partes, musical e técnica, além de corresponder muito bem com a sonoridade que este estilo pede.

Buddy Guy - Baby please don't leave me
Esta música apresenta uma sonoridade muito mais low-fi, ou seja, o som é muito mais distorcido, quase como se estivéssemos a ouvir a música no meio de um armazém ou mesmo ao vivo em concerto. A reverberação nesta gravação é imensa, a bateria, a voz e aguitarra estão inundadas deste efeito. O baixo é um elemento muito presente, dando uma força bastante grande a esta música, quase dando a sensação que tem bastante menos reverb que os outros instrumentos, encontra-se muito próximo, “in your face”. É um estilo sonoro de gravação bastante utilizado nos blues e nesta época musical conseguindo de facto capturar o sentimento pretendido.

Tom Petty andthe Heartbreakers – Refugee
É um tema de sonoridade típica do rock dos anos 80. A mistura é bastante balanceada, os instrumentos com muito brilho, bem nivelados acompanhados por uma bateria bastante seca e presente. A voz e a guitarra com alguma reverberação mostram mais uma vez a tendência estética sonora das músicas deste tempo. Conclusivamente é uma mistura bastante linear e que garante aqualidade e o objectivo sonoro.


Daft Punk - Fragments of time
Daft Punk é um grupo sempre muito peculiar, nesta música podemos perceber que a influência sonora presente na mistura é muito anos 70, quase como se fosse uma música disco. Temos muito bem presente durante toda a música dois instrumentos principais contínuos, a bateria e o baixo, em que a sua sonoridade não se altera. A bateria commuito estalo ocupa a imagem sonora inteira, já o baixo faz a cama para todas as outras sonoridades, conduzindo melódica e ritmicamente a música que ganha um fio condutor muito forte a partir da linha musical deste instrumento. Em relação às outras sonoridades que este grupo adicionou, podemos contar com sintetizadores, guitarras, vozes e samples de outras músicas meticulosamente integrados naFragments of time, nota-se a mestria deste grupo no campo da música electrónica precisamente na diversidade sonora que incluem nos seus projectos. Estes componentes vão sendo incorporados ao longo da música com variados efeitos, desde o reverb e a distorção, ao delay e ao jogo de panorâmica. No seu conjunto é uma música que, no seu minimalismo, está cheia de pormenores enchendo vastamente o ouvido doouvinte numa mistura nivelada e bastante limpa.
Ty Segall - Girlfriend
Este tema de rock apresenta uma sonoridade muito low-fi. As guitarras com muita distorção e uma bateria muito fechada, com um som de caixa, moldam completamente a estética sonora desta música. A voz, também processada, encaixa bem nas características da mistura. Vários processamentos estão presentes na mistura, a distorção,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Audio
  • Audio
  • Audio
  • audio
  • audio
  • Audio
  • Audio
  • Audio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!