audicomp

Páginas: 8 (1871 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
GALILEO BUSINESS SCHOOL
Engenharia e Segurança do Trabalho







PLANO DO PROJETO
AUDITORIA COMPORTAMENTAL GERENCIAL

AUTORES: Elias Dias Pinheiro, Ellington da Paz Ribeiro,
Valdeir Lima da Cunha, Carlos Alberto David Farat
ORIENTADOR: Hiram de Melo Gonçalves








Manaus
Fevereiro/2014
Sumário





1 Conceituação do projeto
1.1 Título do projeto
Projeto paraimplantação de programa de Auditoria Comportamental pelo Grupo Gerencial.

1.2 Descrição do projeto
Ao se analisar o sistema de gerenciamento de segurança na Construtora EAE Ltda., situado na Rua José Lindoso Nº 57, Cidade Nova I, Manaus/AM, uma empresa do ramo da Construção Civil, identifica-se uma gestão com caráter puramente estatístico baseado em fatos ocorridos (acidentes, incidente, edoenças ocupacionais) num determinado espaço de tempo e na obediência de requisitos legais que não mais agrega valor ao sistema de gestão desta empresa. A proposta deste projeto, que terá início em Maio de 2014, é aplicar uma metodologia de realizações de auditorias comportamentais pelo Grupo Gerencial da empresa, visando identificar opções de melhorias e propô-las na Construção Civil.

1.3Objetivo do projeto
Este projeto tem como objetivo geral implementar na Construtora EAE Ltda. uma metodologia de auditorias comportamentais, com enfoque Gerencial, nas atividades de Construção Civil, tendo como objetivos específicos definidos para este projeto:
Analisar e melhorar o desempenho de Segurança dos Colaboradores da Construtora EAE Ltda., com vistas a reduzir os acidentes incidentes edoenças ocupacionais;
Atender a Política de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional, Comunicação e Responsabilidade Social da Construtora EAE Ltda.;
Observar e prevenir comportamentos inseguros dos funcionários da Construtora EAE Ltda., criando condições de diálogo, compartilhando informações e orientações;
Contribuir com a Contratante para a prevenção dos acidentes e incidentes eDesvios identificados.

1.4 Justificativa do projeto
Neste cenário atual de competição global, onde novas tecnologias, a fragmentação dos mercados consumidores, o aumento da consciência pela conservação do meio ambiente, Segurança, Saúde Ocupacional, Comunicação e Responsabilidade Social entre tantas outras ações; exerce nas empresas uma pressão constante, exigindo que elas se adequem ao ritmoimposto pelo mercado tanto no nível estratégico como no nível gerencial e operacional.
Esta nova conjuntura traz em seu conteúdo a preocupação com o meio ambiente, Segurança, Saúde Ocupacional, Comunicação e Responsabilidade Social, dos Colaboradores, avaliando o desempenho global da empresa frente à variável ambiental Segurança, Saúde Ocupacional, Comunicação e Responsabilidade Social.
Todo ocomportamento voluntário inicia-se externamente como “direcionado por outro”, no sentido que nós seguimos as instruções de outra pessoa. A direção pode vir de um programa de treinamento, de instruções existentes nos manuais de operação, ou até de políticas de normas.
Segundo James Hall (2001), em sua dissertação de Mestrado: Gestão da segurança total na construção civil: um instrumento de otimizaçãoda estratégia de produção com objetivo de obtenção de vantagens competitivas; menciona que normalmente os profissionais da área ficam restritos ao nível operacional, tratando apenas de procedimentos operacionais e instruções de trabalho, e poucas organizações têm a preocupação com o seu gerenciamento.
Para evoluir esse estágio restrito e ir além dele, numa concepção pró-ativa, é preciso, criarmecanismos para possibilitar a gestão integrativa com os recursos organizacionais que o levem à capacidade para: “fazer, saber fazer e fazê-lo de maneira integrativa com as partes que compõem o sistema global”.
A obtenção do sucesso neste projeto implica diretamente na redução de acidentes na empresa; na redução de custos diretos e custos indiretos, que envolve estes acidentes; redução da perda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!