audiçao

Páginas: 13 (3181 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Convite a filosofia Para que filosofia? 1/6
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13ª Ed. São Paulo: Ática, p. 05 - 67. 2006,

“Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações” (CHAUÍ, p.05).
“[...] acreditamos que somos seres sociais, morais e racionais, pois regras, normas, valores, finalidades só podem ser estabelecidas porseres conscientes e dotados de raciocínio.”
(CHAUÍ, p.08)
“Cremos no espaço, no tempo, na realidade, na qualidade, na quantidade, na verdade, na diferença entre realidade e sonho ou loucura, entre verdade e mentira; [...]” (CHAUÍ, p.08).
“Imaginemos, agora, alguém que tomasse uma decisão muito estranha e começasse a fazer perguntas inesperadas. Em vez de “que horas são”?” [...] perguntasse: O que éo tempo? ”
(CHAUÍ, p.09)
“Alguém que tomasse essa decisão, estaria tomando distância da vida cotidiana e de si mesmo, teria passado a indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existência.” (CHAUÍ, p.09).
“Esse alguém estaria começando a adotar o que chamamos de atitude filosófica.” (CHAUÍ, p.09). “A face negativa e a face positiva da atitudefilosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.” (CHAUÍ, p.09).
“Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata.”
(CHAUÍ, p.10)
“Para quem pensa dessa forma, o principal para a Filosofia não seriam os conhecimentos (que ficam por contada ciência), nem as aplicações de teorias (que ficam por conta da tecnologia), mas o ensinamento moral ou ético. A Filosofia seria a arte do bem viver.” (CHAUÍ, p.11)
“A Filosofia indaga qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa, uma ideia ou um valor; [...]” (CHAUÍ, p.12).
“[...] A atitude filosófica inicia-se dirigindo essas indagações ao mundo que nos rodeia e àsrelações que mantemos com ele.” (CHAUÍ, p.12).
“A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.” (CHAUÍ, p.12).
“Como vimos, a atitude filosófica inicia-se indagando: O que é? Como é? Por que é? [...] Já a reflexão filosófica indaga: Por quê? O quê? Para quê?” (CHAUÍ, p.12).“Significa que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.” (CHAUÍ, p.13).








Convite a filosofia Para que filosofia? 2/6
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13ª Ed. São Paulo:Ática, p. 05 - 67. 2006,


“A Filosofia não é ciência: é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. Não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas. Não é arte: é uma interpretação crítica dos conteúdos, das formas, das significações das obras de arte e do trabalho artístico. Não é sociologia nem psicologia, mas a interpretação eavaliação crítica dos conceitos e métodos da sociologia e da psicologia. Não é política, mas interpretação, compreensão e reflexão sobre a origem, a natureza e as formas do poder. Não é história, mas interpretação do sentido dos acontecimentos enquanto inseridos no tempo e compreensão do que seja o próprio tempo.” (CHAUÍ, p.16).
“O senso comum de nossa sociedade considera útil o que dáprestígio, poder, fama e riqueza. [...]. Desse ponto de vista, a Filosofia é inteiramente inútil e defende o direito de ser inútil.” (CHAUÍ, p.16).
“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Audição
  • audição
  • Audição
  • audicao
  • Audição
  • Audição
  • Audição
  • Audição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!