auahuahuaha aha

844 palavras 4 páginas
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA MARCA PANTENE
Durante a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, cientistas do laboratório farmacêutico suíço Hoffman LaRoche (conhecido hoje como Roche) desenvolveram um composto chamado pantenol, nome científico da vitamina B5, sob o intuito ajudar na cicatrização de queimaduras das vítimas. No entanto, percebeu-se que esse composto era capaz, também, quando relacionado a outros ingredientes, de melhorar a saúde das fibras capilares quanto à elasticidade e hidratação. Aproveitando-se disso, o mesmo laboratório desenvolveu a utilização do ingrediente para xampus, lançando a marca Pantene Hair Care, na Suíça, em 1947.

Figura X – Primeiro xampu Pantene Fonte: Site oficial da Pantene no Brasil

Assim, durante o início de sua história, os xampus da Pantene estiveram disponíveis somente na Europa, onde as fórmulas elaboradas pela empresa conquistaram uma reputação de excelência. Com a demanda de viajantes americanos na Europa pelos xampus já consagrados da Pantene, os varejistas norte-americanos passaram a importar o produto da Suíça. A partir de então, a empresa passou a adicionar outras vitaminas à composição do xampu, entre elas a pantetina, o pantil etil éter e a fitantriol – a combinação do pantenol e do pantil permitia a penetração na raiz e no córtex da fibra capilar, favorecendo o fortalecimento dos fios e a manutenção da sua umidade natural, desta forma, hidratando os cabelos e deixando-os mais saudáveis e brilhantes.
Em 1983, a marca foi adquirida pela empresa Richardson-Vicks, a qual, em apenas dois anos, conseguiu a marca Pantene para mais de 100 produtos e aumentando a sua distribuição para lojas de departamento e salões de beleza e com vendas anuais de pouco mais de 100 milhões de dólares. Em 1985, no entanto, a Richardson-Vicks foi adquirida pela P&G (Procter & Gamble), a qual inclui na sua distribuição drogarias, supermercados e lojas especializadas em cosméticos, relançando a marca no mercado americano.
A marca

Relacionados