Atv. de Fundamentos da Ética e Filosofia Política.doc transferido

588 palavras 3 páginas
Questão I – Resenha: A crítica de Aristóteles à República de Platão

Os valores Humanos, na apreciação de Platão, são perenes, não dependendo das convenções humanas. Eles repousam numa estrutura lógica de ser, que transcende a qualquer criação humana.
E todo homem pode conhecê-la através do uso reto da razão.
A república de Platão procura responder a seguinte pergunta: O que é a Justiça?
Para respondê-la, o Sócrates Platônico propõe como método de pesquisa, estabelecer um paralelo entre o homem e a polis, pois, supondo que o estado é o homem, em ponto grande, encontrar o estado justo, implica encontrar o homem justo, conhecer o que é a justiça e o contrário.
Aristóteles é considerado pelos estudiosos da História das idéias como o sistematizador do pensamento ocidental, tendo contribuído, ainda, no campo das Ciências Naturais, História da Filosofia, Psicologia, com as leis da argumentação e da Lógica.
Aristóteles substituiu o idealismo de Platão por um realismo que buscava seu ideal numa concepção de felicidade alcançável pela ação, reflexão e experiência que se configurava no conceito de justiça.
Platão, não define o direito a partir da idéia de justiça, mas define a justiça em função do direito, que por sua vez, torna-se objeto da justiça e é somente possível no interior da pólis.
Segundo o entendimento de Aristóteles, a política é ciência da felicidade humana, uma ciência prática que busca o conhecimento como meio para a ação e que se divide em ética e política.
Aristóteles apresenta uma reflexão em que refuta as considerações platônicas contidas na República e em As Leis, acusando-as de projeto de cidade perfeita.
Entretanto, a bem da verdade, deve-se ressaltar que a intenção de Platão não era edificar um mundo social irreal, utópico, mas construir uma crítica aos fundamentos de sua cultura, que dentro dos limites de sua análise, a pretensão era descrever uma comunidade possível na perspectiva de novos valores comandados

Relacionados