Atv Comple

1087 palavras 5 páginas
Atividade Complementar U1
Combate a incêndio e vaso sem água viram ideias para encarar crise hídrica
Ideias vão desde uma casa que evita desperdício até torre que transforma umidade do ar em água potável. Bombeiros testam caminhão sem água no RJ

Sistemas que transformam a umidade do ar em água, e caminhões do Corpo de Bombeiros e vasos sanitários que não precisam de água para funcionar.
Conheça outras ideias que estão saindo do papel para enfrentar a chamada crise hídrica.
Sabia que um dos lugares onde você mais gasta água é o banheiro? Para ter ideia um banho de 15 minutos, gasta aproximadamente 135 litros de água. E cada vez que você aciona a descarga, gasta em média de 10 a 14 litros de água. É muita água usada no mesmo lugar da casa.
Por isso mesmo, várias invenções para o melhor aproveitamento da água surgiram exatamente para o banheiro.
Por exemplo, alunos de uma universidade de São Paulo criaram um sistema que mede quanta água você usa. “A ideia dele é informar mais os consumidores a quantidade em litro que você está gastando ao utilizar chuveiros, mangueira ou a torneira. Ele vai te informar quantos litros você está gastando de água e te mostra o tempo desse consumo.”, explica o estudante Ítalo Fernando.
As ideias para economizar água surgem no mundo inteiro. Na China, alunos criaram um chuveiro que usa menos água e mais vapor. Já na Hungria, a ideia é um tapete que armazena a água que você usa no banho para ser reaproveitada em outros lugares, como na privada por exemplo.
Casa projetada para evitar o desperdício de água
E se existisse um vaso sanitário que não usa água? É exatamente a ideia da Marta, do Rio de Janeiro.
“A pessoa usa o vaso normalmente, tampa, lacra, aciona um botão em que uma tecnologia de desidratação transforma aqueles dejetos em um material esterilizado em pó, cinza, estéril. Esse resíduo vai para outro compartimento, que pode ser reaproveitado para adubo e até como insumo para energia”, ela explica.
Mas a gente não vive só no

Relacionados

  • Anhaguerra
    1259 palavras | 6 páginas
  • Analista
    10192 palavras | 41 páginas
  • Vagas
    41420 palavras | 166 páginas