ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ÁREA DE GENÉTICA MÉDICA DO COMPORTAMENTO E AS QUESTÕES DO ACOMSELHAMENTO

381 palavras 2 páginas
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ÁREA DE
GENÉTICA MÉDICA DO COMPORTAMENTO
E AS QUESTÕES DO ACOMSELHAMENTO

nome

A genética médica do comportamento está envolvida com o diagnóstico e a os aspectos médicos, sociais e psicológicos das doenças hereditárias. Como em todas as outras áreas da medicina, é essencial fazer o diagnóstico correto para se programar um tratamento adequado, que deve ajudar a pessoa afetada juntamente com os membros da família no sentido de que compreendam e se ajustem à natureza e às consequências da enfermidade.
Indicações mais comuns para encaminhamento:
Abortos repetidos ou infertilidade;
Historia familiar de uma condição hereditária, tal como Câncer;
Diagnóstico pré-natal para qualquer malformação encontrada no feto;
Anomalias congênitas ou condição genética recém-diagnosticada.
A maioria das pessoas que trabalham na área de medicina está familiarizada com o termo “aconselhamento genético”, mesmo colegas e profissionais que realizam de alguma forma o aconselhamento genético, apresentam distintos significados sobre a ampla forma que o termo significa. A maior parte da população entende o aconselhamento genético como uma simples consulta com o geneticista para saber o risco de transmitir alguma doença genética.
Todas essas visões sobre o aconselhamento genético contêm algum elemento de verdade, no entanto, nenhuma identifica totalmente o que o processo de “aconselhamento genético” realmente envolve. Na verdade o aconselhamento genético é um processo pelo qual o paciente ou seus familiares sobre um risco de uma desordem genética que pode ser ou não hereditária, são informados sobre, as consequências da doença, sua probabilidade de desenvolvimento ou transmissão e sobre os caminhos para prevenção, como possíveis tratamentos. Isso tudo consiste em um processo educacional que procura além de dar assistência médica e psicológica a todos os possíveis envolvidos, também explicar sobre sua transmissão e consequências. Nesse sentido, o

Relacionados