ATUAÇÃO DO ENFREMEIRO AUDITOR.

673 palavras 3 páginas
6.4 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO AUDITOR

A área de atuação do enfermeiro auditor é ampla, mais vale a pena ressaltar que não existe um perfil generalista predefinido. Ás áreas de atuação dentro da auditoria em saúde é que determinarão o perfil necessário para o profissional.

As operadoras de planos de saúde são empresas que oferecem planos com serviços privados de assistência à saúde. O enfermeiro auditor dentro dessas empresas está presente nos setores de autorizações, revisão de contas médicas e demais áreas. Esses profissionais podem trabalhar nessas áreas com uma certa “facilidade” por dominarem a terminologia e conhecerem os procedimentos médico-hospitalares. O trabalho de auditoria de enfermagem nas operadoras pode ser realizado de forma interna, ou seja, dentro das instalações da operadora, e de forma externa, pela analise das contas dentro das instalações do prestador de serviços durante a internação ou pós-alta. (FRANCISCO, 1993)
6.3 PAPEL DO ENFERMEIRO AUDITOR

A valorização do trabalho dos enfermeiros vem das indústrias de produtos médicos e medicamentos, onde eles têm ampla atuação como responsáveis técnicos, especialistas de produtos e agentes de educação continuada.

Dentro do que considera a auditoria convencional, a atuação dos enfermeiros podem ser destacada em auditoria prospectiva, concorrente, e retrospectiva, as quais serão explanadas mais adiante.

As auditorias realizadas antes da ocorrência de um determinado evento, é aquela auditoria preliminar ou prospectiva, ou ainda a pré-auditoria. Compete ao enfermeiro auditor, juntamente, com a equipe multidisciplinar, a análise das solicitações e as autorizações, desencadeando o processo de emissão das guias ou documentos, comprovantes de autorizações. Essa fase tende a ser bem gerenciada, para evitar problemas operacionais futuras nas seguintes fases (concorrente e a retrospectiva). (PAES & MAIA, 2005)

Segundo Paes & Maia (2005),

o enfermeiro que atua na área de gestão de OPMES, é

Relacionados