ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO JUNTO AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO PORTADOR DE DOENÇA DE ALZHEIMER

4447 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
VICE-REITORIA ACADÊMICA
COORDENAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO JUNTO
AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO
PORTADOR DE DOENÇA DE ALZHEIMER

Autor
IVAN BASTO CABRAL

Rio de Janeiro – RJ
2005.2

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas observou-se um nítido processo de envelhecimento demográfico em todo o mundo, sendo considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o período de 1975 a 2025 como a Era do Envelhecimento.
No Brasil, segundo dados do IBGE, na década de 1970, cerca de 4,95% da população brasileira era de idosos, percentual que pulou para 8,47% na década de 1990, havendo a expectativa de alcançar 9,2% em 2010. No Brasil, os idosos representam 8% da população e, conforme a tendência para as próximas décadas, no ano de 2025 o Brasil terá a sexta maior população de idosos do mundo - cerca de trinta e dois milhões de pessoas com sessenta anos ou mais.
Esse processo de envelhecimento demográfico repercutiu e continua repercutindo nas diferentes esferas da estrutura social, econômica, política e cultural da sociedade, uma vez que os idosos, da mesma forma que os demais segmentos etários (crianças, jovens e adultos), possuem demandas específicas para obtenção de adequadas condições de vida.
As mudanças que ocorrem durante o desenvolvimento do processo de envelhecimento, são sentidas de forma particular por cada um. Conforme PEDROSO (2000:17), “A preocupação do ser humano com o seu cuidado está sendo mais valorizado, como conseqüência do aumento da expectativa de vida e a busca do entendimento para um viver mais saudável. As adaptações podem acontecer dependendo da história de vida, do bem estar sócio-econômico e da vivência atual das modificações, perdas e medos.”
Com a crescente elevação da expectativa de vida, mundialmente, resultando em uma maior população de idosos, surgiram doenças consideradas da terceira idade, que

Relacionados