Atualmente

Páginas: 6 (1319 palavras) Publicado: 8 de junho de 2015
 Atualmente, o lixo é uma das maiores preocupações em função da grande produção de lixo e com cada vez menos locais para se depositar o mesmo, frente aos prejuízos ambientais e sociais provocados pela sua deposição a céu aberto ou aterros sanitários sem controle efetivo. Toda e qualquer atitude direcionada para o controle e diminuição de quantidades de deposição de lixo em aterroscontrolado trará benefícios imensuráveis para o Meio Ambiente e Sociais em geral evitando-se: alagamentos e inundações; acúmulo de lixo em encostas e quedas de barreiras; contaminação de lençol freático; obstrução de canais fluviais de escoamento natural e construído; proliferação de insetos e roedores; transmissão de doenças; aspecto visual e odor desagradável.
O lixo é umgrande gerador de emprego em função da necessidade de maciça utilização demão de obra manual para coleta e seleção do material reciclável em uma Usina de Reciclagem de Lixo, mão de obra esta que deve ser aproveitada entre os catadores existentes tornando mais digna a atividade sendo também um benefício social importante.
A reciclagem é um processo que vem ganhandoespaço considerável e cuja função prioritária é promover a recuperação de materiais tidos como resíduo sólido, transformando-os em matérias primas a serem utilizados em processos de reprocessamento. No Brasil, a reciclagem industrial já vem sendo praticada há mais de meio século, haja vista que, a recuperação de materiais contidos no lixo já era realizada na cidade doRio de Janeiro, desde o século XIX.
Atualmente são 3 os modelos de reciclagem adotados regularmente no mundo:
Reciclagem Mecânica: Aquela que possui um ou vários processos operacionais (lavagem, trituração, moagem, aglomeração, aglutinação, extrusão, granulamento, fundição, outros), visando o reaproveitamento de um determinado resíduo sólido para produção debens de consumo (produtos secundários).
Reciclagem Química: Aquela que decorre do processo tecnológico realizado a partir da conversão do resíduo sólido em matérias primas primárias. Este processo já vem sendo utilizado para a conversão de plásticos em matérias primas petroquímicas (gasolina, querosene, óleo diesel, outros) a partir de reações químicas específicas.Reciclagem Energética: Aquela realizada com o objetivo de recuperar parte da energia calorífica contida nos constituintes dos resíduos sólidos considerados como combustíveis e/ou putrescíveis.
A história das usinas de triagem e compostagem remontam ao final do século XIX, com as unidades construídas em Budapeste e Munique. Outras se sucederam em outros países. O foco principaldelas é o aproveitamento em larga escala da matéria orgânica do lixo doméstico, precedido de uma triagem visando a reutilização e a reciclagem de outros componentes do lixo.
Segundo Pereira Neto, (1993), uma URCL só cumprirá seus objetivos quando estiver associada a um único sistema, buscando os seguintes objetivos básicos:
- Conservação dos Recursos Naturais –Recuperação dos materiais passíveis de serem utilizados nos processos industriais de reprocessamento, incluindo-se aí a reciclagem de nutrientes da fração orgânica pela compostagem para utilização agrícola.
- Conservação de Energia – Pela recuperação de produtos de uso imediato (reutilizáveis) e de produtos que demandem pouca energia para seu reaproveitamento.
- Redução doVolume do Lixo – Pela recuperação do material reciclável volumoso, presente no lixo urbano através de transformações de matéria prima reutilizável.
Segundo Galvão Jr. (1994), os diferentes tipos de tecnologias das URCL diferem quanto ao grau de mecanização, utilização de mão-de-obra, capacidade de processamento, entre outras.
A operação de uma URCL é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atualmente
  • Atualmente
  • atualmente
  • O COOPERATIVIMOS ATUALMENTE
  • Educação Atualmente
  • politica atualmente
  • Drogas atualmente
  • Química Atualmente,

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!