Atualmente existe tr s modelos de adimistr o p blica C pia

2125 palavras 9 páginas
ADIMINSTRÇÃO PÚBLICA: NOÇÕES E CONCEITOS

1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo compreender o conceito e origem da administração pública, e poder conhecer e explicar os modelos de administração pública, destacando e compreendendo os princípios que a compõem.
2- DESENVOLVIMENTO
Como início, para esboçar uma breve noção talvez básica do que seria a Administração Pública, é importante ressaltar a época do absolutismo, que foi a época em que o poder se concentrava nas mãos de uma só pessoa, sendo neste caso o rei.
No absolutismo de certa forma, ocorreu com que essa pessoa, no caso o rei, torna-se um tirano, mandando e desmandando como bem entendia. E para sair desta situação, surgiu neste contexto o famosíssimo Charles-Louis de Secondat (1689 - 1755), conhecido como o ‘’Barão de Montesquieu ou apenas Montesquieu, foi um escritor e filósofo francês. Escreveu livros que influenciam até hoje, a ciência política. É conhecida principalmente por sua teoria da separação dos poderes, ou também, a teoria da tripartição dos poderes Para Montesquieu este poder central do rei deveria ser distribuído em três poderes, o poder executivo, legislativo e o poder judiciário. Na sua concepção, quando o poder é confiado em apenas uma pessoa, provavelmente esta pessoa irá exercer este poder de forma arbitrária, ou seja, “quer conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, de poder a ela’’.
De acordo com Almeida (2009) [...]. ”O poder corrompe os fracos, os sem personalidades. [...] há poucos exemplos de seriedade na nossa política local, más essa minoria prova que só os indignos se corrompem’’.
Para Montesquieu, esta sua proposta da divisão dos poderes, faria com que, um poder não se sobressaísse ao outro, contudo que ocorra um contra peso, ou equilíbrio de poderes, para que desta forma, não viesse nenhum insano e assumisse o poder. Esta teoria dos três poderes de Montesquieu é vigente atualmente no ordenamento jurídico. Na Constituição Federal no artigo segundo podemos verificar

Relacionados

  • Atualmente existe tr s modelos de adimistr o p blica C pia
    2131 palavras | 9 páginas