Atualização monetária e juros

Páginas: 24 (5842 palavras) Publicado: 2 de maio de 2011
PRISCILA DE SOUZA

ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA E JUROS

SÃO PAULO
2011

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - UNIFMU
PRISCILA DE SOUZA – RA 4243732

ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA E JUROS

Trabalho apresentado como exigência parcial para avaliação e qualificação da disciplina Perícia Contábil, do curso Ciências Contábeis na Universidade FMU – 7ª semestre, sob a orientação do professor Ms. Léo Watanabe.SÃO PAULO
2011
Sumário

Introdução 4
1.Contextualização 5
1.1.Definição do Tema 5
1.2.Definição do Problema 5
1.3.Objetivo 6
1.4.Justificativa 6
2.Do Princípio da Atualização Monetária 6
3.Correção Monetária 9
4.Principais Índices Econômicos e Financeiros 16
5.Categoria Contábil 17
6.Indices a Serem Considerados no Trabalho Pericial 18
7.APerícia e o Cálculo de Juros 18
8.Cálculo de Atualização Monetária e Juros 18
9.Algumas Particularidades 24
Conclusão 25
Referências Bibliográficas 26

INTRODUÇÃO

O trabalho pericial requer processo investigativo, apuração dos fatos envolvidos nos procedimentos contábeis de certa azienda, contudo, por determinação legal, seu escopo está limitado ao que for determinado investigar,tendo portanto, seu campo de investigação limitado, pelas questões propostas ou pela orientação do magistrado que a deferiu.
Este trabalho procurou demonstrar a evolução monetária no Brasil, através dos planos econômicos e índices inflacionários. Demonstrar a aplicação do método de atualização monetária que visa proteger os valores a atualizar, das perdas financeiras.

ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA EJUROS

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

2.1. Definição do Tema

Em função da doutrina da essência econômica utilizada para o estudo das Ciências Contábeis no Brasil, a Atualização Monetária é considerada pelo CFC - Conselho Federal de Contabilidade, um Princípio Fundamental de Contabilidade. Antes denominado de "Princípio da Correção Monetária", ele atualmente é denominado "Princípio daAtualização Monetária". Com o fim da hiperinflação, os ajustes dessa natureza nas Demonstrações Financeiras brasileiras são efetuados em razão das altas taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras; e em decorrência do regime de "Câmbio Flutuante", que periodicamente provoca grandes oscilações na cotação do Dólar americano em relação ao Real.

2.2. Definição do Problema

Até 1994,em função da alta inflação no Brasil, os Balanços eram demonstrados com os ajustes denominados de "Correção Monetária de Balanços" (Lei 6.404/76). Para fins de contabilidade tributária, os itens permanentes do Balanço (basicamente Ativo Permanente e Patrimônio Líquido) eram ajustados em função de um coeficiente fornecido pelo governo - com base em algum índice de inflação. Assim, quando havia saldocredor da correção monetária, o valor era ainda ajustado pelas variações monetárias, que poderiam aumentar ou reduzir o saldo a ser tributado pelo imposto de renda. Esse sistema foi criado pelo DL 1.598/77, em função da preocupação com o acréscimo ao lucro de valores tido como não-financeiros (ajustes decorrentes da inflação), o que poderia resultar em impostos a pagar sem que as empresastivessem de fato o numerário em caixa. Esse entendimento não era atraído pela maioria dos acadêmicos da classe contábil, mas continuou durante muitos anos como um dos principais "incentivos tributários" às empresas brasileiras com vultosos ativos imobilizados (indústrias, principalmente).

2.3. Objetivo

Avaliar a perícia contábil judicial de forma a entender como foram efetuados os cálculospericiais necessários e como foram respondidos aos quesitos da mesma adequadamente, visando conhecer e utilizar os métodos e critérios atualmente utilizados.

2.4. Justificativa

A perícia contábil é elaborada a fim de servir de prova, quando um assunto questionado relaciona-se a matéria contábil, especialidade que não é de conhecimento do requisitante (magistrados, fiscais da fazenda,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atualização monetária
  • Atualização Monetária
  • Atualização Monetaria
  • Atualização monetária
  • Atualização monetaria
  • Atualização monetaria
  • PRINCÍPIOS DA PRUDÊNCIA E ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA
  • Tutorial de Atualização Monetária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!