Atuais demandas do serviço social no setor empresarial

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 11 de abril de 2012
Atuais demandas do Serviço Social no setor empresarial
No âmbito da produção e no processo de trabalho, as mudanças tecnológicas e organizacionais, têm delineado novas estratégias de gestão e controle da força de trabalho. Assim, o que se verifica é uma nova forma do exercício profissional do Serviço Social nas empresas.

De acordo com Serra (2001, p.171):
Por outro lado, a implantação nasempresas da reestruturação produtiva – a acumulação flexível – pode provocar alterações nos objetivos e inserção do Serviço Social no âmbito empresarial privado, por meio do deslocamento de suas funções, com uma atuação mais em nível gerencial. Isso inclusive por conta da utilização, pelas empresas, da estratégia de redução de custos, a terceirização, que esvazia as políticas sociais empresariais,historicamente a cargo do Serviço Social.
A reestruturação produtiva, tanto nas organizações públicas como nas privadas, vem impondo a todos os trabalhadores, incluindo também a categoria de assistentes sociais, mudanças que trazem repercussões como: precarização das relações de trabalho, ameaça de desemprego, exigências de polivalência, multifuncionalidade, desenvolvimento de novas habilidades,entre outros.
Pesquisa realizada por Serra no Rio de Janeiro 3 , no que se refere à flexibilidade do trabalho, o que demarca basicamente os termos de tal discussão, passa pela redução dos postos de trabalho e o redimensionamento da função dos mesmos.
Com a reestruturação produtiva, ocorre um deslocamento do Serviço Social para a área de recursos humanos, na esfera da assessoria gerencial e nacriação dos comportamentos produtivos, ou seja, clima social. Nessa dimensão, Serra (2001) alerta que o deslocamento do Serviço Social, para a área de recursos humanos, pode provocar uma disputa com outros profissionais, que tradicionalmente atuam nessa área, e cita o exemplo do psicólogo.
As políticas de Recursos Humanos reforçam a adaptação do trabalhador às exigências do processo produtivo,estimulam o trabalhador a acreditar estar participando de um processo que reflete suas necessidades e escolhas.
Neste contexto, cabe ao assistente social, inserido na área de RH, propagar as normas e regras do jogo de compromisso, sendo sua pratica profissional nas empresas, alterada pelas formas de controle da força de trabalho renovadas, nos processos e relações de trabalho.
Para Iamamoto(2001), na atualidade, ocorre uma ampliação das demandas: atuação dos assistentes sociais nos Círculos de Controle de Qualidade – CCQ - em equipes interprofissionais, nos programas de qualidade total. Visando à qualidade do produto, é imprescindível a adesão dos trabalhadores às metas empresariais da produtividade da competitividade, sendo relevante, paralelo ao discurso de valorização do trabalhador,os chamamentos à participação, o discurso da qualidade, da parceria e da cooperação.
Pesquisa realizada por Abreo em Londrina 4 verifica, na região de Londrina no estado de Paraná, que as maneiras dos profissionais operarem não são muito diferentes das adotadas pelos Assistentes Sociais das demais regiões do país, porque, como a maioria das empresas, as organizações/empresas pesquisadas adotamas estratégias mais difundidas no momento, como os programas de Qualidade Total e a Reengenharia.
O assistente social continua a ser requisitado pela empresa para intermediar as relações entre o trabalho e a vida particular do operário, o que muda é que essa ação está cada vez mais consolidada e integrada às estratégias de competitividade, baseada em uma política de parceria entre empresa etrabalhador.
Segundo Andrade (1999), com a implantação de programas de qualidade de vida no trabalho, o assistente social tem como função o monitoramento do processo e a instrumentalização de ações gerenciais, em busca de melhorias contínuas na Qualidade de Vida no Trabalho.
A busca de soluções e carências nas empresas deixa de ser exclusiva dos assistentes sociais e passa a ser da alçada de todos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demandas de serviço social no setor empresarial
  • Família demandas para o serviço social
  • Novas demandas do serviço social
  • Idoso como demanda para o Serviço Social
  • Levantamento de demandas ( serviço social )
  • Demandas tecnologias do serviço social
  • familia como demanda para o serviço social
  • demandas e respostas do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!