ATUA O PEDAG GICA NO MBITO HOSPITALA1

3041 palavras 13 páginas
ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NO ÂMBITO HOSPITALAR

Cristiane Fernandes Neves
Debora Cardoso da Silva
Fernanda Domingos Oliveira
Monielly Santos de Souza Nola
Tutora Externa: Patrícia Jeremias
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED1342) – Seminário Interdisciplinar I
10/06/15

RESUMO

Na condição de adoecido e hospitalizado e consequentemente afastado da escola o aluno perde a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, visando isso institui-se a Pedagogia Hospitalar. Garantindo o acesso a educação de qualidade fora do ambiente escolar, oportunizando ao aluno o acompanhamento pedagógico, a socialização e um tratamento humanístico. O pedagogo tem papel fundamental no desenvolvimento pedagógico, emocional e social da criança/adolescente hospitalizado. A prática pedagógica se dará através de atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas buscando respeitar os limites impostos pela enfermidade adquirida do aluno/paciente. O momento atual requer do pedagogo uma nova prática onde é necessário coragem para transcorrer barreiras físicas e psicológicas.

Palavras-chave: Pedagogia hospitalar. Atuação pedagógica. Pedagogo.

1 INTRODUÇÃO

Adoecer faz parte da vida. Algumas doenças fazem com que as pessoas necessitem ficar hospitalizadas. Isso afeta a vida das pessoas durante um período de tempo, principalmente quando o paciente é uma criança.

Pensando nesse grupo de pacientes em idade escolar que se encontram afastados da sala de aula, que alguns hospitais, em sua maioria, públicos, adotaram a prática pedagógica com seus pacientes.

O educador hospitalar tem um papel muito importante, visto que, contribui para o aprendizado tanto por parte da escola, que não está apta para o auxílio ao paciente hospitalizado, quanto por parte da comunidade, que ainda não está acostumada com a importância do processo de ensino nos hospitais, dando atenção maior à saúde.

O pedagogo oferece auxílio educacional à criança e ao adolescente hospitalizado, até mesmo no

Relacionados