Atua O Dos Judeus Na Pen Sula Ib Rica Sec

2818 palavras 12 páginas
“Judeus e Cristão-Novos e sua atuação na cultura e comércio na Península Ibérica, na Idade Moderna.”

Resumo: Este artigo tem como propósito, abordar a formação das primeiras comunidades judaicas na Península Ibérica, suas relações com os cristãos e mouros ali estabelecidos, bem como a relação dos mesmos com a Igreja,presença sempre marcante na região. Além de salientar a convivência, muitas vezes estreitas com as casa reais que ali existiram e as importantes contribuições, políticas, científicas, culturais e econômicas prestadas por este povo para o desenvolvimento da região e as empreitadas além-mar dos primeiros navegadores.
Introdução:
Quando pensamos em judeus na Idade Moderna, logo os associamos à Inquisição. Se vamos mais além e pensamos em judeus estabelecidos na península ibérica no mesmo período, tornam-nos quase visível as famosas fogueiras da Inquisição Espanhola, descritas por FiódorDostoévski, no clássico do século XIX, Irmãos Karamazov.
Contudo a relação entre cristãos e judeus nem sempre foi marcada pela perseguição inquisitorial. Na alta Idade Média a Europa, e nesse caso especificamente a península ibérica, desfrutou de um longo período de relativa paz e desenvolvimentos artísticos e científicos, ao contrário do que nos faz crer os grandes pensadores do período renascentista. Esses avanços deram-se em grande parte devido à cooperação entre judeus, mouros e cristãos.
Entre os séculos XI e XIII, judeus e mouros, estabeleceramnumerosos povoamentosna região e frequentaram as principais cortes que ali se estabeleciam. Durante esse período, apesar de alguns levantes populares, judeus e cristãos se relacionavam em um ambiente de tolerância.Judeus frequentavam as missas e católicos ouviam sermões de rabinos em suas sinagogas; cristãos assistiam circuncisões enquanto judeus eram convidados para batizados.
Então como explicar o enorme número de condenações e execuções pelo Tribunal do Santo Ofício nos séculos seguintes? De acordo com Jean Delumeauem sua

Relacionados

  • Dicionario de filosofia
    248191 palavras | 993 páginas