ATUA O DO ENFERMEIRO NA CLINICA CIR RGICA

1564 palavras 7 páginas
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA CLINICA CIRÚRGICA
Paula Rebeca Souza Oliveira e Silva Estanislau, acadêmica de enfermagem.
“Cirurgia ou operação é o tratamento de doença, lesão ou deformidade externa e/ou interna com o objetivo de reparar, corrigir ou aliviar um problema físico”
Pode ser classificada de acordo com a finalidade: Diagnóstica ou exploratória: para se visualizar as partes internas e/ou realizar biópsias (laparotomia exploradora); Curativa: correção de alterações orgânicas (retirada da amígdala inflamada); reparadora, quando da reparação de múltiplos ferimentos (enxerto de pele); Reconstrutora ou cosmética: reconstituição (plástica para modelar o nariz, por exemplo); Paliativa: corrigir algum problema, aliviando os sintomas da enfermidade, não havendo cura (abertura de orifício artificial para a saída de fezes sem ressecção do tumor intestinal, por exemplo).
Podendo ser classificada por potencial de contaminação: Limpas: realizadas em tecidos estéreis ou de fácil descontaminação, na ausência de processo infeccioso local, sem penetração nos Tratos Digestório, respiratório ou urinário, em condições ideais de sala de cirurgia. Exemplo: cirurgia de ovário; Potencialmente contaminadas: realizadas em tecidos de difícil descontaminação, na ausência de supuração local, com penetração nos tratos digestório, respiratório ou urinário sem contaminação significativa. Exemplo: redução de fratura exposta; Contaminadas: realizadas em tecidos recentemente traumatizados e abertos, de difícil descontaminação, com processo inflamatório, mas sem supuração. Exemplo: apendicite supurada; Infectadas: realizadas em tecido com supuração local, tecido necrótico, feridas traumáticas sujas. Exemplo: cirurgia do reto e ânus com pus.
Dentro da clínica cirúrgica teremos a atuação da equipe de enfermagem em duas fases da cirurgia no pré-operatório antes do ato cirúrgico e no pós-operatório após o ato cirúrgico.
O objetivo da assistência do enfermeiro é promover o melhor estado físico e

Relacionados

  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas
  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • N lson Hungria Coment rios ao C digo Penal Volume V arts
    220023 palavras | 881 páginas