Atuaçao de tst em instalaçoes eletricas em uma usina

Páginas: 14 (3292 palavras) Publicado: 26 de junho de 2011
FACULDADE ITOP
TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

INSTALAÇÕES ELETRICAS

FABIO ALVES DE SOUSA

PALMAS 2011
FACULDADE ITOP
TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

INSTALAÇÕES ELETRICAS

Orientar todos os trabalhadores sobre a atividade de segurança em uma usina hidrelétrica. Não são medidas de segurança preventivas e definitivas, mas considerações e diretrizes a serem implantadas para quedia a dia possamos diminuir o número de acidentes do trabalho, não somente em usinas hidrelétricas, mas em todos os ambientes de trabalho.

PALMAS 2011

1. INTRODUÇÃO

As usinas hidrelétricas se diferem quanto a tamanho, aspectos construtivos, localização, produção de energia, tensão de distribuição dentre outros itens, entretanto, fora estes detalhes inerentes a cada uma, os aspectos desegurança e saúde no trabalho são muito similares. A complexidade das usinas hidrelétricas com a disposição de reservatório de acumulação, as unidades geradoras de energia, os painéis elétricos, as tubulações sob pressão, os transformadores, a linha de transmissão, entre outros que oferecem risco a segurança do trabalhador e necessitam que estes riscos sejam minimizados. A intenção e fornecerdiretrizes para que se apliquem medidas preventivas de prevenção de acidentes e as mesmas sejam efetivamente implantadas e seguidas na usina. Não adianta criar normas internas de segurança, mas não cobrar ostensivamente para que as mesmas sejam cumpridas por todos os colaboradores e até pela alta direção da empresa.

A segurança do trabalho em usinas hidrelétricas busca minimizar os riscos inerentes àatividade de produção de energia elétrica e as suas atividades relacionadas. O risco de acidente existe, entretanto a função de todos empregados que trabalham na usina é atuar nos pontos críticos evitando que os mesmos aconteçam, para tanto é necessário a elaboração de treinamento de segurança específico, campanhas de conscientização e elaborar medidas para controle dos riscos.
O controle dosriscos atua nos chamados quase acidente, ou seja, o acidente que poderia ter acontecido, entretanto não aconteceu. Estatisticamente está comprovado que diminuindo o número de ¨quase acidentes¨ teremos menos acidentes e com menor gravidade.
A verificação das normas internas de segurança deve ser efetuada todos os dias, buscando constantemente a melhoria da segurança do trabalho e trabalhador. Todamedida de segurança implantada deve ter uma forma de controle para verificação de sua eficácia como meio de prevenção de acidentes.
O comprometimento da empresa como promotora de segurança e saúde do trabalho, deve ficar evidente perante aos colaboradores para que os mesmos estejam conscientes da importância de trabalhar com segurança.

1.0 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA)As Normas Regulamentadoras NRs aprovadas pela portaria nº 3.214 de 08 de junho de
1978 em sua nona norma cujo título é Programa de Prevenção de Riscos Ambientais estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do PPRA por parte dos empregadores. O mesmo tem por objetivo a antecipação, o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos existentes nos locais de trabalho com vistas àmanutenção da saúde dos empregados, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Conforme é citada no livro Normas Regulamentadoras Comentadas, a NR 9 tem a sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, através dos artigos 176 a 178 da CLT, transcritos abaixo:

Art. 176 – Os locais de trabalho deverão ter ventilação natural, compatível com oserviço realizado. Parágrafo único – A ventilação artificial será obrigatória sempre que a natural não preencha as condições de conforto térmico apresentadas nas figuras abaixo(sistema de exaustão, na foto da esquerda ventilador e na foto da direita a galeria de exaustão).

Art. 177 – Se as condições de ambiente se tornar desconfortáveis, em virtude de instalações geradoras de frio ou calor,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • instalacoes eletricas
  • Instalações Elétricas
  • Instalações Elétricas
  • Instalaçoes eletricas
  • instalações eletricas
  • Instalações elétricas
  • Instalaçoes eletricas
  • Instalaçoes Eletricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!