ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

1144 palavras 5 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS 7 1 INTRODUÇÃO
A Escola Básica Donícia Maria da Costa de Florianópolis, preocupada em incluir seus alunos com necessidades especiais no ensino regular, designou uma auxiliar para ajudar no desenvolvimento do aluno Vinícius Guedes dos Santos, de sete anos de idade, que tem restrições de movimentos por conta de uma má-formação das penas e braços. Ela o ajuda nas atividades de classe e auxilia para seu desenvolvimento, focando bastante no seu vínculo afetivo com o restante da turma. Com o auxilio dela, o Vinícius já consegue escrever devagar, tendo em vista que ele tem uma boa leitura e consegue ajudar alguns alunos menos avançados.
Nessa perspectiva para conseguir incluir o Vinicius, a professora conseguiu, na assembleia de classe da turma, a criação de um parquinho com um balanço adaptado para que ele pudesse compartilhar da brincadeira com os outros colegas. O professor de Educação Física Luiz Augusto Estácio, incentiva os alunos a socialização através de brincadeiras onde todos os alunos jogam bola sentados nas cadeiras, ou até mesmo no chão, assim tornando-se desafiante e divertido. A mãe de Vinícius aprova a desenvoltura do filho que hoje não é mais tímido e não tem mais vergonha de pedir as coisas.
2 DESENVOLVIMENTO
No principio da inclusão social e escolar no Brasil, existia dois tipos de escolas: a escola regular e a escola especial, ou o aluno frequentava uma, ou outra. Com a mudança do sistema escolar inclusivo, a escola modificou-se adotando apenas o sistema regular de ensino para todos. Entendendo que todos os alunos são especiais, e que em alguma etapa da sua vida escolar vão necessitar de um auxilio especial, assim respeitando a diversidade. Conforme o caso do Vinicius citado acima, os profissionais da educação, fazem o possível para que ele, não se sinta excluído, pois ele consegue ajudar alguns colegas em seus conteúdos. Porém, mesmo com a inclusão desses

Relacionados

  • diversos
    5274 palavras | 22 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • 190312420141
    6778 palavras | 28 páginas
  • Produção de textos
    16246 palavras | 65 páginas