Atuação Pedagógica do professor na educação básica

Páginas: 5 (1168 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 considerações finais 6
4 referências 7
1 INTRODUÇÃO
O debate sobre a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino marcou nesta sexta-feira (16) o último dia do 10º Congresso Internacional e do16º Seminário Nacional de Educação de Surdos, na capital fluminense. Cerca de 800 pesquisadores, profissionais e universitários, refletiram sobre o assunto e questionaram a inclusão dos alunos com deficiência auditiva em escolas com alunos não deficientes.
Nuria, diretora do Centro e Investigação sobre a Surdez da Universidade Autônoma, defendeu a interação entre crianças surdas e ouvintes oquanto antes e explicou que, em seu país, o governo facultou às famílias essa decisão de matricular os filhos nas escolas regulares. "Esse é um meio para incluir o surdo na sociedade. Mas há todo um caminho", disse. "Sem o apoio do corpo docente e da comunidade escolar, a inclusão pode ser um fracasso", acrescentou.
A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e diretora dePolíticas Educacionais da Feneis, Patrícia Luiza de Rezende, resume como "massacrante" a situação da educação do surdo no Brasil. Para ela, a política de educação especial do Ministério da Educação "impõe uma inclusão que não atende a peculiaridades e especificidades dos surdos".
A discussão sobre a inclusão de surdos na rede regular tomou força quando MEC propôs o fechamento de duas instituições no Riopara estudantes portadores de deficiência.
Agora sabemos o desfecho de tal discussão, mas por meio de tal matéria percebemos a tamanha luta necessária.







O popular,” rede regular de ensino” 16 de setembro de 2011.

2 DESENVOLVIMENTO
Pressupostos Legais da Constituição Federal Brasileira de 1988, art. 205 prevê o direito de todos na educação, art. 208 prevê o atendimentoeducacional especializado e a inclusão social, e a Lei nº 7853/89 prevê a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho, fundamentados na atenção à diversidade, exigindo mudanças estruturais. A escola tem papel fundamental, pois é nela, e através de seus profissionais educadores que são ensinadas às primeiras normas para conviver em sociedade.
2.1 inicio de tudo
Veio daFrança a convite de Dom Pedro ll, o Padre Huet, professor surdo que trouxe um método de ensino, fundando a primeira escola de surdos no Brasil-1857-Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), e assim surgindo a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), da mistura da língua de sinais francesa com os sistemas já usados pelos surdos das várias regiões do Brasil. São considerados portadores denecessidades especiais os deficientes físicos e mentais, surdos, mudos e todos os que apresentam mudanças comportamentais que os diferenciam da pessoa considerada normal.
Para que uma pessoa surda consiga se desenvolver e possa ter uma aprendizagem normal precisa que a família lhe dê apoio, estrutura e orientação e participe do ensino médio regular onde terá contato com outros surdos treinando melhorsua linguagem e a convivência com os demais.
Embora a Constituição Federal estabeleça que a Educação Inclusiva no ensino médio regular é um direito de todos e dever do Estado, para os portadores de necessidades especiais, existem poucas instituições educacionais de ensino com professores especializados e habilitados e também estruturas físicas adequadas para acesso aos portadores, as escolas nãoestão preparadas e por ser o portador de deficiência uma pessoa diferente do considerado normal, infelizmente ainda há discriminação por acharem que este não tem capacidade de aprender, isto faz com que dificulte mais a inclusão.
Mas podemos nos alegrar do fato de que as escolas já estão se reestruturando e aumentando seu leque de oportunidades a qualquer tipo de pessoa, ajudando seus alunos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A atuaçao pedagogica do professor na educaçao basica
  • a atuação pedagógica do professor na educação basica
  • a atuação pedagogica do professor na educação basica
  • A ATUAÇÃO PEDAGOGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
  • a atuação pedagogica inclusiva do professor na educação básica
  • A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!