Atuação fonoaudiológica nas dtms em pacientes oncológicos

Páginas: 3 (675 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Atuação Fonoaudiológica nas DTMs em pacientes oncológicos

A atuação fonoaudiológica em pacientes oncológicos deve-se considerar que, geralmente nas intervenções clínicas sobre esse pacienteenvolvem mutilações estruturais nas ressecções cirúrgicas assim como fibroses de tecido devido as radioterapias, estabelecendo limites sobre esse paciente por acometimentos estruturais e nãototalmente reversíveis, que devem ser lembrados durante a elaboração da conduta e objetivos terapêuticos.

A ATM é uma articulação, qual para seu funcionamento biomecânico eficiente é preciso umaharmonia e equilíbrio entre suas estruturas musculares e articulares. Contudo, pacientes oncológicos que passam por procedimentos clínicos como os já citados estão sujeitos a uma desarmonia da ATM,gerando assim as DTMs, que de acordo com Okeson JP é definida como sendo um conjunto de condições que afetam a articulação temporomandibular e/ou os músculos da mastigação, assim como os componentesteciduais adjacentes.

Os objetivos principais da terapia citada é a diminuição da dor, orientação posturais e sobre hábitos deletérios, e por fim a abertura de boca em limites funcionais deacordo com a capacidade estrutural do paciente.

A avaliação consiste em palpação das estruturas, classificação da DTM entre articular e muscular ou ambas, que pode ser feita através do teste demordida de espátulas unilateralmente onde o lado da mordida exigirá mais dos músculos mastigatórios e no lado oposto a ATM estará sofrendo uma maior pressão, o lado da dor sugere uma DTM muscular sedo mesmo lado da mordida ou articular se do lado oposto, podendo apresentar dor em ambos os lados. Além disso a escuta do movimento da articulação dará indícios do seu funcionamento biomecânico.As condutas terapêuticas nas DTMS articulares são cirúrgicas como a discoplexia. Porém a fonoaudiologia se faz importante na diminuição da dor, e movimentação da ATM para que a mesma possa estar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO MANEJO DA DOR EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
  • A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA EM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO AO PACIENTE ONCOLÓGICO
  • Paciente oncologico
  • ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISFAGIA MECÂNICA EM PACIENTES SUBMETIDOS À GLOSSECTOMIA TOTAL
  • Nutricão para pacientes oncológicos
  • Intervenção fonoaudiológica em pacientes neurológicos
  • A familia do paciente oncológico
  • Atuação fonoaudiológica na escola*

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!