Atuação fonoaudiológica na escola*

Páginas: 18 (4493 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2012
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA ESCOLA*

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como ponto central de discussão a questão da assessoria fonoaudiológica na escola, atrelada à dimensão da promoção da saúde, visando possibilitar a parceria entre o fonoaudiólogo e os educadores. A análise das publicações nesta área de atuação fonoaudiológica possibilitou conferir a existência
de diferentes perfis deação.
O estudo inaugural que pretende contemplar a discussão sobre a fonoaudiologia na escola é o apresentado por Pacheco e Caraça (1984), no qual as autoras relatam as três principais funções que o fonoaudiólogo exerce no âmbito escolar, quais sejam:
Participação na equipe, triagem e terapia.
A primeira função compreende os papéis de assessor e consultor. Como assessor, “sua função é a detransmitir os conhecimentos específicos de sua área para os demais elementos da equipe” (p. 202).
Assumindo o papel de consultor, “fica o fonoaudiólogo responsável por esclarecer os profissionais, à medida que surjam problemas relativos à sua área, numa troca de informações constante” (p. 204).
No que diz respeito à triagem, as autoras descrevem que (...) esta é uma área onde a atuação do fonoaudiólogose faz quase que individualmente (...) uma vez que tem como objetivo avaliar a comunicação oral, escrita e aspectos relacionados a elas. A triagem é composta por uma bateria de testes, elaborados pelo fonoaudiólogo, através dos quais se verifica a linguagem oral e/ou escrita da criança. (p. 205)

Em relação à terapia, Pacheco e Caraça comentam que é um aspecto muito controverso quando relacionadoao ambiente escolar. Segundo elas, devem ser considerados “os exames médicos que uma criança com problemas na área de linguagem necessita fazer” (p. 206) e “o fato de como a criança se sentiria ao sair da sala de aula para ser atendida (...)” (p. 207). Sendo assim, as autoras acreditam que esse tipo de atendimento deve ser realizado fora do espaço escolar.

Bitar (1991) relata o trabalhodesenvolvido em três instituições, apresentando os objetivos traçados na atuação fonoaudiológica centrada nos pais, professores e alunos.
Em relação às crianças, desenvolviam-se as seguintes ações: observação do aluno, triagem e grupo de estimulação.

No que diz respeito à atuação voltada aos pais, além das orientações e encaminhamentos, eram realizadas palestras e reuniões com intuito de abordartemas relacionados à linguagem. Com os professores, o trabalho realizado objetivava promover uma troca de informações, para que eles pudessem contribuir para o desenvolvimento da linguagem de seus alunos.

Coimbra et alii (1991) retratam uma experiência na área de Fonoaudiologia na escola, apresentando as possíveis ações a serem realizadas como:
triagens (“comunicação oral e escrita”)1; palestras,orientações e encaminhamentos aos pais e professores.
Collaço (1991) apresenta um trabalho fonoaudiológico desenvolvido em uma escola pública cujo pressuposto central é a valorização da figura do professor em sala de aula.

A autora visa retratar a atuação fonoaudiológica desenvolvida em instituições de educação infantil e ensino fundamental, compreendendo o desenvolvimento da fala e a“comunicação pela escrita”.
Quanto ao desenvolvimento da fala (aquisição fonêmica), o trabalho desenvolvido consistia em orientar os professores da pré-escola em relação à observação da fala.

Em relação à “comunicação escrita”, o fonoaudiólogo preocupava-se em oferecer
ao professor subsídios para o trabalho com a ortografia.
Cavalheiro (1997) elucida as possibilidades de atuação do fonoaudiólogodentro de uma instituição escolar, com uma trajetória a ser seguida para que o trabalho fonoaudiológico na escola possa ser realizado.
No que diz respeito à atuação em equipe, o fonoaudiólogo pode participar dos planejamentos, dos conselhos de classe, das reuniões de pais e professores e trabalhar com a preservação da audição e da voz. Uma outra possibilidade de ação é a triagem, que, segundo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atuação-fonoaudiológica-em-escolas-
  • Atuação fonoaudiológica na radiodifusão
  • Hiperbilirrubinemia atuação fonoaudiológica
  • Atuação fonoaudiológica nas dtms em pacientes oncológicos
  • Correlação dos campos de atuação fonoaudiologica x tipos de acidentes
  • ATUAÇÃO DO GESTOR NA ESCOLA
  • A escola e sua atuação na sociedade
  • A escola e a atuação para o serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!