ATUAÇÃO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA

Páginas: 6 (1262 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
Princípios fundamentais do código de ética e a relação dos profissionais. 9
ANEXOS 10
1 INTRODUÇÃO


2 DESENVOLVIMENTO
2.1- ASSISTENTE SOCIAL E O CÓDIGO DE ÉTICAExistem três pontos que abordam a relação profissional com os princípios fundamentais do código de ética, há uma relação grande entre eles, eles se completam e se complementam, trazendo os deveres e no que o profissional é vedado fazer.
Trazendo a relação entro o primeiro ponto das relações profissionais, que é a relação com os usuários/as: Os deveres dos profissionais associam-se com quasetodos os pontos acima, porque levam em consideração as pessoas a terem acesso. Com isso traz a importância de nós profissionais saberem unir esses fundamentos para que a realização do trabalho possa ser completo, defendendo e reconhecendo os valores das pessoas em seus direitos, porque cada cidadão tem direito a ser atendido como usuário por um profissional da área de serviço social, para que sejagarantido o seu atendimento. Por outro lado não se pode de maneira nenhuma abusar da autoridade de profissional, nem coagir, nem limitar o atendimento de cada pessoa, orientando o mesmo a usar os seus direitos e a participar de seus interesses.
A relação entre as instituições empregadoras e outras, é de ter o máximo possível acesso aos usuários, para que todos sejam atendidos de forma digna,trazendo ao conhecimento de todos os direitos e deveres de cada um. O dever como profissional é executar essas tarefas, regulamentando as instituições e fazendo com que cada empresa trabalhe de forma a contribuir para os seus usuários. Por assim dizer jamais nenhum profissional pode emprestar, dar ou deixar de forma fácil para que outras pessoas fazem uso indevido de seu nome e número de conselho, nemusar de forma alguma influência, nem recurso em prol de alguém conhecido para obtenção de algum benefício.
A relação com os assistentes sociais e outros profissionais, leva-se em consideração os mesmo da área ou próximo, porque assim se usa até o mesmo código de ética, para que juntos possam cada vez mais se unir e trabalhar em prol do povo, e até para cada um deles, conseguindo benefícios próprios(aumento de salário, diminuição de carga horária), colocando seus feitos em mais evidências, conseguir até mesmo aprimoramento de cada área. Sendo uma categoria organizada, que respeita as outras categorias, podem conseguir mais respeito e elogios de colegas. Do contrário não podemos exercer, nem prestar serviços que não cabe a esta profissão, sabendo que cada caso a uma exceção, não usando aminha profissão de forma abusiva, como já falado anteriormente, abusando a minha autoridade, evitar os erros para que não venha a ser ferida de forma ao máximo, até ter meu conselho cassado, não podendo mais exercer minha profissão, não só cometer erros, nem ser conivente com o dos outros, tenho que usar minha ética da melhor forma, sem prejudicar ao meu próximo, nem a reputação de meu colega daárea, não só de serviços social, mas, a de qualquer outro profissional.

2.2 CÓDIGO DE ÉTICA

As ideias, a moral e as práticas de uma sociedade se modificam no decorrer do processo histórico. De acordo com a forma em que esta se organiza para produzir, cria seu governo, suas instituições e sua moral.
A sociedade brasileira no atual momento histórico impõe modificações profundas em todos osprocessos da vida material e espiritual. Nas lutas encaminhadas por diversas organizações nesse processo de transformação, um novo projeto de sociedade se esboça, se constrói e se difunde uma nova ideologia. Inserido neste movimento, a categoria de Assistentes Sociais passa a exigir também uma nova ética que reflita uma vontade coletiva, superando a perspectiva a‐histórica e a‐crítica, onde os valores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA.
  • ATUAÇÃO DO(A) ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA.
  • ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL Frente ao Código de Ética
  • ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
  • ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
  • ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
  • Atuação do Assistente social Frente ao Código de Ética
  • ATUAÇAO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CODIGO DE ETICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!